07/07/2010 - Arborização é tema de reunião com Movimento Roessler
Integrantes da Comissão de Meio Ambiente, Matias Martins (PT) e Gilberto Koch (PT) reuniram-se na tarde desta quarta-feira, 7, com o presidente do Movimento Roessler, Markus Wilimzig, para tratar da indicação feita ao Executivo sugerindo a alteração da Lei 397/2000, que estabelece normas de proteção e promoção da arborização no Município. Hoje, para cada árvore cortada, de qualquer espécie, outras três devem ser plantadas. A proposta dos vereadores é que essa determinação exclua espécies exóticas de replantio, como eucalipto, pinus e acácia, produzidas em áreas rurais.
Wilimzig afirmou que Novo Hamburgo é uma cidade bastante arborizada, mas falta planejamento. Em razão disso, a entidade está realizando um levantamento da arborização da zona urbana, com objetivo de saber quais as principais espécies plantadas e a situação dessas árvores. O trabalho foi iniciado no Centro e em Hamburgo Velho. Em relação à indicação dos parlamentares, o ambientalista salientou quer é preciso saber quais áreas serão definidas como rurais. A lei criada em 2000 prevê uma comissão para tratar do assunto, mas até hoje ela não foi criada. "Uma das preocupações do Movimento é que as podas são muito mal feitas. As empresas que prestam esse serviço deveria ser educadas e certificadas para isso", destacou.
Em reunião com representantes da prefeitura, no dia 29 de junho, os vereadores foram informados que o texto da indicação já está com o procurador do Município, Rui Noronha, e em breve um projeto de lei sobrte o tema será enviado para apreciação do Legislativo. O presidente da comissão, Matias Martins, afirmou que a ideia é chamar os integrantes do Movimento Roessler para discutir a matéria antes da votação.