07/04/2011 - Taxista pedem apoio dos vereadores
O presidente da Associação dos Motoristas Profissionais do Vale do Sinos, João Vargas, reuniu-se com os vereadores na tarde desta quinta-feira, 7. Ele pediu ajuda aos legisladores para definir a situação de dezenas taxistas que atuam em Novo Hamburgo. Em 1998, por meio de licitação, 31 novas placas puderam trabalhar com o transporte de passageiros na cidade. Contudo, alguns anos depois, essa licitação foi questionada judicialmente.
Esses profissionais, agora, atuam por meio de liminar. Isso faz com que eles não tenham os mesmos direitos dos outros mais de 100 taxistas que também trabalham na cidade. Por exemplo, eles não podem trocar de carro, pois não conseguem as certidões necessárias na Prefeitura, nem ganham isenção de impostos, como IPVA. O pior, aponta Vargas, é a insegurança que sentem diariamente, pois eles não têm garantias de que poderão seguir na profissão. "Nunca sabem se ainda poderão trabalhar no dia seguinte", disse Vargas.
Os vereadores disseram que tentarão ajudar a categoria, por meio da intermediação com os outros poderes. O líder do governo na Casa, Gilberto Koch (PT), afirmou que irá entrar em contato com a Procuradoria Geral do Município para tratar do tema. A reunião entre todas as bancadas e o representante dos taxistas foi realizada a pedido de Antonio Lucas (PDT).