06/10/2011 - Comusa repassará R$ 12,5 mil/mês ao ECNH

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 19h54
Verba será aplicada em programas esportivos para crianças e adolescentes

O Projeto de Lei nº 91/2011, do Executivo, que permite o repasse de R$12,5 mil/mês da Comusa ao Esporte Clube Novo Hamburgo, foi aprovado em segundo turno nesta quinta-feira, 6, por unanimidade. A verba deverá ser aplicada em atividades esportivas voltadas a crianças e adolescentes de famílias inscritas em programas sociais e que estudam na rede pública municipal. Em troca, a Comusa divulgará, durante os eventos no estádio do anilado, incentivo ao uso racional da água e outras iniciativas que beneficiem o meio ambiente.

Ricardo Ritter - Ica (PDT) leu a justificativa do projeto na tribuna, enfatizando o vínculo profundo que o Clube tem com o Município, ao levar o nome de Novo Hamburgo a todos os lugares do mundo. Além disso, ressaltou que a aprovação da proposta unirá as duas entidades - Esporte Clube Novo Hamburgo e Comusa. Ressaltou que o anilado não é só futebol, mas também trabalho social. "É merecedor dessa verba. E oportunizará que demos melhor atendimento às crianças atendidas lá."

Sergio Hanich (PMDB) falou que todas as verbas de subvenção deveriam ser melhor avaliadas. "Por que para o repasse a esse Clube a tramitação é rápida e em outros projetos que eu mesmo fui proponente foi vetada a verba? É muito dinheiro e vamos dá-lo a uma entidade rica. Quero saber quantos serão beneficiados, dias e horários dos treinos. Vamos fiscalizar e ver se o valor está empregado corretamente por essa e outras entidades já beneficiadas. Temos de cuidar é das pessoas carentes", ressaltou. Além disso, o vereador alertou que estará de olho a propostas desse âmbito.

Gilberto Koch (PT) lembrou que já foi solucionado o caso de algumas entidades que tinham a documentação correta e até então não haviam recebido os recursos aprovados.

Leonardo Hoff (PP) disse que a verba que o Clube já vem recebendo foi aprovada por todos os vereadores no ano passado. Contou do trabalho sério realizado pelo Clube, e lembrou da homenagem que a Câmara fez ao centenário do anilado. "Se temos verbas para diversas entidades, que os critérios sejam feitos para todos da mesma forma. Mas não podemos menosprezar a importância desse Clube para a história da cidade."

Ito Luciano (PMDB) contou sua experiência enquanto presidente da escolinha de futebol do Olaria. Falou que vários dirigentes se aproveitam do cargo em favor próprio. "Sabemos da representatividade do Novo Hamburgo. Mas cabe a essa Casa fazer uma reflexão profunda para todos os projetos de doação de dinheiro público que vêm para votação. Precisamos fazem ampla fiscalização. Não basta chegar e dizer que atua com crianças para nos sensibilizar, tem de provar que desenvolve trabalho sério."

Jesus Maciel (PTB) concordou com os argumentos de Ito Luciano. "Gostaria de ver um projeto semelhante a esse vindo em benefício da APAE de NH, que atende a 360 crianças com necessidades especiais, e que precisam de fralda para cima. Por que para eles não vêm projeto de subvenção?", indagou. O vereador ressaltou que realmente é preciso ficar atento e fiscalizar os beneficiados.

Volnei Campagnoni (PCdoB) disse ser a favor da aprovação do projeto. Mas acredita que uma reflexão é fundamental. Sugeriu a criação de um fundo para que, por exemplo, as escolas do Município possam representar Novo Hamburgo nas atividades fora da cidade e do Estado. "São carentes e precisam de condições para participar."

Raul Cassel (PMDB) votou favorável ao projeto porque incentiva a prática esportiva. Disse também que é preciso maior fiscalização da aplicação das verbas.



06/10/2011

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo no Flickr

Assista à TV Câmara no YouTube

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh




envie por e-mail