06/09/2011 -Má conservação leva comissão à Biblioteca Central

por danielesouza — última modificação 16/10/2020 19h54
Prédio construído em 1909 precisa de reforma

As chuvas que atingiram o Município neste inverno agravaram um problema que há anos vem atingindo a Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis. O prédio histórico, datado de 1909, apresenta diversas goteiras, piso irregular com poças d"água e curto-circuito em tomadas. A Comissão de Educação, acompanhada do vereador suplente Daniel Schokal, foi ao local na segunda-feira, dia 5, para verificar o estado de conservação do bem público. Os parlamentares Volnei Campagnoni (presidente da comissão), Luiz Carlos Schenlrte e Carmen Ries também constataram a necessidade de ajustes na acessibilidade.

Volnei afirmou que a comissão reivindica reforma urgente do prédio. "Neste dia de chuva, vimos que o local está tomado de goteiras, o que acaba danificando o acervo." Os pontos de infiltração provocaram estragos em itens da biblioteca, como leis municipais em braile, que estão à disposição para consulta desde 2008, e revistas. "Temos que aproveitar que estamos discutindo o novo orçamento e tentar colocar uma emenda por recurso para conservação do acervo, porque hoje as condições estão difíceis", apontou o presidente da comissão. O grupo pretende encaminhar um relatório ao prefeito. Nesse dossiê, os vereadores irão pedir ao Executivo que a Secretaria de Cultura conte com uma equipe de manutenção para que as calhas sejam limpas periodicamente.

Carlinhos lamentou a situação. "A gente fica bastante constrangido ao ver um prédio público neste estado. São 100 anos de história que não podem se perder." Carmen declarou que o vendaval da noite de domingo provocou a queda de uma telha. "Vamos solicitar ao Executivo o conserto rápido, para que não haja mais perdas no acervo", disse. Schokal afirmou que muitas pessoas já o questionaram sobre o estado de conservação da biblioteca. "Quando assumi a vereança, repassei esses relatos para a Comissão de Educação. Outro ponto preocupante é a pouca segurança contra incêndio." O vereador suplente apresentou ofício à Comissão de Educação com o levantamento de todos os pontos que precisam ser reparados.

A diretora da biblioteca, Maria Denise Mazzali Konarzewski, explicou que seria importante também a presença de um agente da guarda municipal durante o dia, para coibir os furtos ao acervo. Outra questão apontada durante a visita foi a falta de espaço para os cerca de 70 mil itens, entre livros, revistas e periódicos.

Biblioteca em Números
Inauguração: 1909
Usuários Cadastrados: 19 mil inscritos
Acervo: Cerca de 70 mil livros/revistas
Movimento: 70/80 pessoas por dia

06/09/2011

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo no Flickr

Assista à TV Câmara no YouTube

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh


envie por e-mail