Edifícios poderão ter medição individual de água
Aprovado em segundo turno, por unanimidade, substitutivo ao projeto de lei que prevê medidas para o uso racional da água em edificações. Três vereadores assinam o projeto: Ito Luciano (PMDB), João Marcos (PTB) e Teo Reichert (PDT).
A matéria sugere a implantação de um sistema de medição individual de água por unidade autônoma nos edifícios e condomínios da cidade. O objetivo é estimular o uso racional da água e conseqüentemente a redução do consumo, garantindo ao usuário pagamento mais justo. Os empreendimentos antigos poderão aderir ou não ao novo sistema de medição individual de água.
SUGESTÃO VEIO DE CONGRESSO
O vereador João Marcos, um dos autores do projeto, afirmou que cada condômino pagará apenas por aquilo que consome, eliminando o problema que hoje existe, aonde os moradores são penalizados com o custo de um consumo que não utilizam. A idéia, como revelou João Marcos, veio de um congresso de vereadores em Natal, Rio Grande do Norte, onde técnicos apresentaram esta sugestão como alternativa de barateamento de custos e economia de água. "Quem vai sair ganhando é a população", concluiu o vereador. O projeto aprovado pela Câmara será encaminhado ao Executivo, para que este sancione e promulgue a lei, caso o aprove.