Tribunal de Contas da União recebe vereadores nesta terça-feira
Nesta terça-feira, 22, às 14h, a bancada gaúcha da Câmara Federal receberá uma comissão de Novo Hamburgo em Brasília para tratar sobre a extensão da Linha 1 do Trensurb, entre São Leopoldo e Novo Hamburgo. O presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Cleonir Bassani, integra a comitiva, da qual também fazem parte os vereadores Ralfe Cardoso e Ito Luciano, que integram a Comissão Especial Pró-Trensurb do Legislativo.
Na quarta-feira, às 9h, a comissão terá audiência no Tribunal de Contas da União, com o ministro relator do TCU, Ubiratan Diniz de Aguiar. A pauta continua sendo a extensão da linha do Trensurb, até Novo Hamburgo. "Temos também a confirmação da presença do presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha, e vamos convidar o Executivo e segmentos da comunidade de Novo Hamburgo", disse Bassani.
Já no início do mês, Bassani iniciou a movimentação no TCU para conseguir do ministro Ubiratan, atenção especial ao processo da expansão da linha, cujas obras estão paralisadas há quatro anos. Ele protocolou no TCU, requerimento solicitando que o ministro avalie com atenção o processo. No documento, Bassani argumenta a importância da obra, destacando, entre outras coisas, o comprometimento da BR-116, que pode ter na ampliação da linha do trem, uma contribuição para desafogar o trânsito na via.
LEGISLATURA ANTERIOR
A Comissão Especial Pró-Trensurb foi formada na legislatura anterior, em fevereiro de 2004, tendo sido retomada na atual legislatura em abril deste ano. O tema, sempre presente na pauta de debates da Câmara Municipal, tem sido acompanhado com interesse por todos os vereadores, uma vez que o transporte coletivo na região carece de alternativas imediatas, inclusive para desafogar o trânsito na BR-116. A Comissão é encarregada de acompanhar todas as tratativas para a vinda do Trensurb até NH e visa articular a comunidade em uma série de atividades articuladoras. Integram a Comissão Especial Pró-Trensurb deste ano os vereadores Ralfe Cardoso (P-SOL), Teo Reichert (PDT), Renan Scharucih (PTB), Gerson Peteffi (PSDB) e Ito Luciano (PMDB).