Legislativo homenageia Brigada Militar
Por iniciativa do presidente Cleonir Bassani, parte do expediente da sessão ordinária da última quinta-feira, 17, foi reservada para registrar os 168 anos da Brigada Militar. Criada em 15 de outubro de 1892, a partir da extinção da Guarda Cívica, a sua trajetória se mescla à história política e social do Rio Grande e do Brasil. (veja arquivo anexo, dados do Museu da BM) Da tribuna, Cleonir Bassani apresentou um breve histórico da instituição. Destacou que hoje "a BM se faz presente em todos os rincões do Estado, atuando no policiamento ostensivo e se fazendo presente no trânsito, nos colégios, bancos, rodovias, nas guardas de presídio, nas concentrações da população, nas greves, praias, postos fiscais, nas calamidades, na guarda consular, nas festas de igreja" e tantos outros.
Também prestaram suas homenagens os vereadores Teo Reichert, Gerson Peteffi, Renan Schaurich e João Marcos. Sem exceção, todos mencionaram o valioso trabalho que é feito junto à comunidade, referindo-se também às inúmeras dificuldades enfrentadas pela corporação.
O Tenente-coronel Carlos Magno de Oliveira, comandante do 3º BPM, agradeceu a homenagem do Legislativo e disse que o reconhecimento dos vereadores retrata a forma como a comunidade vê a corporação, o que é promissor. Lembrou que a BM é parte integrante de cada município e que está presente 24 horas em todas as atividades. Independente das crises e dificuldades que nos cercam, disse o comandante, a BM continua com a sua dedicação e com o seu trabalho. Quando se quer alcançar um objetivo, o superamos com profissionalismo e os sucessos do dia a dia são a resposta. Revelou que os índices de ocorrência têm se mantido em patamares aceitáveis para uma cidade do porte de NH e completou: "Sofremos todas as pressões e as mesmas dificuldades que a comunidade passa também passamos, e ainda prestamos nosso trabalho à comunidade". Agradeceu o apoio da população, das empresas, da Guarda Municipal, da Polícia Civil e de todos os segmentos que auxiliam o trabalho da BM, inclusive do Poder Legislativo que cumpre com a sua parte ao encaminhar as reivindicações da comunidade.
Também participaram da homenagem o Major Cláudio Rieger, sub-comandante do 3º BPM, Major Régis Rocha da Rosa, comandante da 1ª Cia. do 3º BPM, Major Cléber Valilodo Pereira, comandante do 2º sub-grupamento de combate a incêndio, além de dezenas de integrantes da corporação e funcionários civis que prestigiaram a homenagem.