Saúde pública recebe verbas
Os vereadores aprovaram dois porjetos do Executivo, na última quinta-feira, em segundo turno. O primeiro abertura de crédito adicional especial de R$ 48 mil para a Secretaria Municipal da Saúde. O projeto viabiliza a inclusão no orçamento de 2005, dos recursos provenientes do Fundo Nacional de Saúde, do Convênio nº 4778/04, cujo objetivo é a aquisição de medicamentos para a prevenção e tratamento da asma brônquica em crianças. A Secretaria Municipal de Saúde possui um programa de controle de asma, com consultas médicas, suporte técnico de enfermagem, fornecimento de medicação e educação continuada aos pacientes e familiares.
RENAN FALA DAS VERBAS
O vereador Renan Schaurich, vice-presidente da Câmara, explicou da tribuna que a aprovação do crédito adicional especial é uma nova conta que está sendo aberta. Ao receber recurso da União estabelece-se uma contrapartida do Município. Alertou a comunidade que nem sempre os convênios assinados entre o Município, o Estado e a União garantem a chegada dos recursos. Muitas vezes, como esclareceu, a população reclama do atendimento prestado pelos setores da saúde pública, mas o problema não está no Município e sim na verba que o governo estadual ou federal não manda ou manda com atraso. Revelou que o governo estadual da administração anterior ficou devendo dois milhões, atrasando a remessa de recursos. Isto faz, completou, que o Município tenha que prover a ausência de recursos, o que acaba por resultar em problemas no atendimento à população.
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
O segundo projeto destina verbas para o desenvolvimento de projetos de prevenção à DST - doenças sexualmente transmissíveis, HIV e AIDS. A Equipe Voluntária Rio Grande do Sul, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, receberá subvenção até o limite de R$ 10 mil. A verba se destina a subsidiar as despesas necessárias para administrar projeto que desenvolve ações assistenciais, educação, informação e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, além de HIV e AIDS.
Verba no mesmo valor também será repassada à Associação de Transgêneros de Novo Hamburgo, com a finalidade de subsidiar despesas de idêntico projeto desenvolvido pelos voluntários da SEMSA.