Diretriz Orçamentária para 2006 é aprovada com emendas

por admin última modificação 16/10/2020 19h54
31/10/2005 -Vereadores incluíram 61 alterações

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, em primeiro e segundo turno, projeto do Executivo que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2006.

Das 62 emendas apresentadas pelos vereadores, 61 foram aprovadas por unanimidade. Apenas a primeira, de Ito Luciano, foi retirada pelo autor.

O teor de todas as emendas pode ser acessado no menu "projetos", nesta página.

Gerson Peteffi, líder da bancada do PSDB, apresentou 15 emendas; Ito Luciano, líder da bancada do PMDB, 12 emendas; Paulo Kopschina, líder do governo, 12 emendas; Gilberto Koch, líder da bancada do PT, 9 emendas; Ralfe Cardoso (PSOL), 4 emendas; Lorena Mayer (PFL), 3 emendas; Volnei Campagnoni (PMDB), 3 emendas; Gilberto Koch, Anita Lucas de Oliveira e Ralfe Cardoso, 2 emendas; Presidente Cleonir Bassani, uma emenda e Renan Schaurich, Lorena Mayer, Gerson Peteffi e Ito Luciano assinaram uma emenda.

DISCUSSÃO NA TRIBUNA

Renan Schaurich, vice-presidente da Casa, lembrou que as emendas apresentadas pelos vereadores são sugestões que vêm sendo apresentadas de longa data ao Executivo. "Espera-se, no mínimo, se alguma emenda for vetada, que o Executivo repasse essas sugestões às secretárias de educação, de obras, de serviços urbanos, da saúde, para que cada titular verifique as sugestões apresentadas pelos representantes desta Casa.

Gerson Peteffi (PSDB), autor do maior número de emendas, agradeceu ao trabalho da sua assessoria e também a colaboração da Casa, já que a elaboração das propostas exige o cumprimento de critérios técnicos, daí a necessidade de assessoramento especial. Acredita que o prefeito não vetará as sugestões por ele encaminhadas, uma vez que atendem ao clamor popular. As emendas contemplam as áreas da saúde, educação, pavimentação e a construção de um Túnel na Rua Tapes, entre outros.

Ralfe Cardoso (PSOL) recomendou cuidado na análise de cada proposta, especialmente no que se refere ao parecer jurídico. Falou da pista de skate, promessa de campanha de Jair Foscarini e que, após um ano de governo, ainda não foi feita. Entre as propostas de sua autoria está a que trata do subsídio ao valor da tarifa do transporte coletivo para Lomba Grande.

Ito Luciano (PMDB) pediu a sensibilidade do prefeito para que não vete as emendas, considerando que não há obrigação em executá-las e, além disso, representam a vontade da população. Algumas das emendas hoje apresentadas foram incluídas na última LDO, como explicou Ito, mas o então prefeito José Airton dos Santos vetou-as, segundo o vereador movido pelas diferenças políticas entre ambos. Apesar disto, Airton acabou por executar algumas das sugestões por ele apresentadas. Uma das preocupações de Ito são as pontes e pontilhões de madeira que precisam ser substituídas por concreto, e que à cada LDO são repetidas.

Soli SIlva (PDT) teve o cuidado de analisar cada uma delas e todas, na sua avaliação, vão ao encontro dos principais anseios da comunidade. Tem certeza que o prefeito Jair as analisará com carinho e, na medida do possível, as realizará. Também falou da importância da construção de pontes, lembrando que na sua gestão à frente da secretaria de obras fez várias pontes. Se cada prefeito ou secretário, na sua respectiva administração, tivesse feito duas ou três pontes, o problema já teria se resolvido. Os pontilhões de madeira são uma preocupação constante, em vista do desgaste natural da madeira, como explicou.