Aprovado projeto que define carga e descarga de carros-fortes
Os vereadores aprovaram na última sessão, com emenda, o projeto do vereador Renan Schaurich sobre normas de operação dos carros-fortes em Novo Hamburgo. Renan pretendia restringir o horário da carga e descarga dos carros-fortes nos bancos que não têm área destinada ao estacionamento de veículos. A proposta é que, nesses casos, essa operação fosse feita no horário entre 22h e 6h. Uma emenda, aprovada em plenário, suprimiu a definição do horário. O Município conta com a Lei Municipal 083, de 28 de agosto de 1998.
O QUE DIZ O PROJETO
O projeto de Renan Schaurich define os segmentos econômicos, comerciais e financeiros a serem atingidos na regulamentação da carga e descarga, aumenta o valor da multa para 500 URM’s na primeira infração e 1.000 URM’s a partir da reincidência.
Os estabelecimentos que possuírem área de estacionamento próprio deverão destinar um box para essa finalidade, o mais próximo e que propicie melhor acesso e segurança.
Os estabelecimentos que não possuírem área específica ficam autorizados a ocupar espaço destinado ao estacionamento de veículos na via pública para essa finalidade, vedado o estacionamento em fila dupla.
IMPRENSA
Ao ocupar a tribuna na defesa da matéria, Renan Schaurich, presidente em exercício da Câmara, referiu-se e elogiou a reportagem divulgada pelo Jornal Folha de Novo Hamburgo, edição da última sexta-feira, 14, sob o título "Cara feia em nome do trabalho".
"É justamente esse aspecto abordado pela reportagem, como explicou, que nos leva a apresentar esse projeto. Respeitamos quem trabalha no transporte de valores, mas a atitude truculenta e hostil afeta o direito de ir e vir, fazendo-nos crer que estamos num ambiente de guerra, tal o aparato das armas utilizadas. As pessoas olham assustadas, sem saber o que está ocorrendo. Será que temos que conviver com isto? Que os bancos destinem espaços internos para fazer essa carga e descarga. Quando o transeunte vê um carro-forte efetuando carga ou descarga junto à calçada, normalmente muda de rumo e troca de calçada porque sabe que a qualquer momento pode ser atingido por uma bala. As pessoas são tratadas como suspeitos. Quem tem poder de polícia é a Brigada, a Guarda Municipal, a polícia, e não o segurança de um carro-forte".