05/10/2010 - Destacada importância do Raízes da Querência

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h54
CTG tem utilidade pública reconhecida

Foi reconhecida pelo legislativo a utilidade pública do Centro de Tradições Gaúchas Raízes da Querência. Foi aprovado por unanimidade em segundo turno, na sessão desta terça-feira, 5, o Projeto de Lei nº 62/2010, que destaca a importância do trabalho desenvolvido pela entidade. A proposta é de autoria de Gilberto Koch, Alex Rönnau e Matias Martins, todos do PT.

O reconhecimento da utilidade pública não altera a personalidade jurídica do CTG, que é de direito privado. Contudo, poderá receber verbas públicas, entre outros benefícios.

Importância destacada

Betinho apontou que o Raízes da Querência tem feito um trabalho muito importante no bairro Boa Saúde. "Entendemos que o CTG é o local para transmitir aos jovens as tradições gaúchas e valores como a família." O presidente da Câmara, Jesus Maciel (PTB), concordou com o petista. "Gostaria de parabenizar os responsáveis pelo centro, pois é um trabalho abnegado." Ito Luciano (PMDB) frisou que "nós, como gaúchos, temos que nos orgulhar. Nada mais justo do que o governo ajudar aqueles que resgatam nossos costumes. Vejo jovens engajados. Tomara que ainda mais pessoas possam comemorar."

História e ações

O Raízes da Querência foi fundado em 4 de julho de 2003 por integrantes de um grupo de danças tradicionalistas. Eles perceberam a necessidade de ampliar seus conhecimentos da cultura gaúcha. O primeiro patrão foi José Pôncio dos Santos. A frase lema, "Raiz de Pátria na alma do gaúcho", foi presente de pajador Arabí Rodrigues.

Atualmente, o CTG possui quatro invernadas (mini-mirim, mirim, juvenil e chirua) e desenvolve um projeto com a comunidade, ministrando cursos de danças de fandango gratuitamente nas escolas municipais do bairro e na sua sede.

05/10/2010