05/08/2010 - Escola Coronel Guilherme Gaelzer Neto completa 50 anos

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h54
Iniciativa foi de Ricardo Ritter – Ica

A Escola Municipal Coronel Guilherme Gaelzer Neto, situada no bairro Rondônia, foi homenageada na sessão desta quinta-feira, 5, pela passagem de seus 50 anos. O requerimento foi feito por Ricardo Ritter – Ica (PDT). O plenário estava lotado de crianças, e a diretora recebeu uma placa comemorativa. No final, todos cantaram o Parabéns. "Quando completamos meio século de vida, nós, seres humanos, também costumamos fazer uma festa especial. Então, temos que destacar o trabalho de uma entidade voltada à educação", disse Ica.

o vereador salientou que a instituição, que hoje tem 300 alunos, foi a nona escola municipal criada em Novo Hamburgo. "No início, contava com apenas duas salas de aula." Além das aulas regulares, a Coronel Guilherme Gaelzer Neto recebe a população local aos finais de semana, pois oferece diversas atividades por meio do projeto Escola Aberta.

O vereador falou um pouco sobre a trajetória de Guilherme Gaelzer Neto, que empresta seu nome ao colégio. Nascido em Sapiranga em 1874, foi intendente de São Leopoldo e encerrou sua carreira trabalhando na embaixada brasileira na Alemanha.

Integração
O presidente da Casa, Jesus Maciel (PTB), elogiou a escola por sua tradição e por estar integrada à comunidade local. "Que o exemplo de vocês se reflita em outras escolas", disse. O vice Sergio Hanich pediu palmas para felicitar as crianças.

A diretora, Elaine Nedel, agradeceu a homenagem. "Enfrentamos diversas dificuldades, mas conseguimos ir adiante. Nossa escola está bonita, pintada e bem-cuidada. E está sempre aberta à comunidade: só fecha as portas à noite e aos domingos à tarde. Ainda oferecemos oficinas para os estudantes no turno inverso ao das aulas, e cerca de 80% almoçam na escola. O índice de violência está diminuindo."

Elaine aproveitou para divulgar o baile de aniversário, que será realizado no dia 14 deste mês na Sociedade Atiradores. "Comerciantes locais ajudaram bastante, e a iniciativa é um sucesso. Acho que só temos mais dois ingressos disponíveis." Ela citou ainda conquistas que estão por vir: uma cozinha e uma área coberta.

05/08/2010