05/07/2011 - Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo é homenageado

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h54
Requerimento foi feito por Volnei Campagnoni

O Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo foi homenageado na sessão desta terça-feira, 4. O requerimento, de autoria de Volnei Campagnoni (PCdoB), lembra o dia desses profissionais, celebrado em 2 de julho. Brigadianos e participantes do projeto Bombeiro Mirim lotaram o plenário.

História
Volnei disse que sentia vontade de fazer essa homenagem há bastante tempo, pois teve dois familiares bombeiros, que atuaram na cidade. "Eram pessoas que tinham orgulho da profissão, e serviram de exemplo." O vereador apontou que o os primeiros registros da atuação de bombeiros no Brasil são de 1856, quando o imperador Dom Pedro II assinou um decreto para redução de incêndios. Antes, salientou, as pessoas apagavam o fogo com ajuda de amigos e vizinhos. "Hoje, podemos ligar para o número 193." Volnei lembrou que incêndio não é o único momento em que esses militares atuam: há ainda o resgate de pessoas que sofreram acidentes, entre outros.

Promoção da cidadania
Sergio Hanich (PMDB) destacou a importância das ações voltadas às crianças, e agradeceu a dedicação dos homens e mulheres que escolheram essa carreira em nome da comunidade hamburguense. Gilberto Koch (PT) salientou que o trabalho realizado pelo 2º Subgrupamento de Combate a Incêndio é de extrema importância – não apenas na hora de tragédias, mas na prevenção e na promoção da cidadania. Ele também apontou que muitos cidadãos atuam de forma voluntária ao lado dos brigadianos. Na formatura de 70 crianças do Projeto Bombeiro Mirim, realizada no sábado, dia 2, Serjão e Betinho receberam a medalha "Mérito Soldado do Fogo", entregue para cidadãos hamburguenses que contribuem de alguma forma com o trabalho da corporação.

Apoio da comunidade
Jesus Maciel (PTB) falou sobre a qualidade do serviço oferecido à comunidade hamburguense e de cidades vizinhas, mas afirmou que é preciso dar melhores condições para que o trabalho do subgrupamento seja realizado. "Que a taxa de incêndio venha a ser repassada aos bombeiros em equipamentos." Gerson Peteffi (PSDB) parabenizou a Brigada Militar como um todo. "Pois faz parte dos pilares da cidadania do Rio Grande do Sul." O tucano disse que os vereadores devem ajudar os bombeiros chamando a atenção para a sua importância na cidade.

Carmen Ries (PT) sugeriu que a comunidade preste sua homenagem pessoalmente aos bombeiros. O presidente da Câmara, Leonardo Hoff (PP), também agradeceu a dedicação dos profissionais. Volnei entregou ao Major Cleber Valinodo Pereira, Comandante do 2º Subgrupamento de Combate a Incêndio, uma placa comemorativa.

Agradecimentos dos soldados do fogo
O Major Cleber Valinodo Pereira lembrou que os primeiros bombeiros gaúchos foram chamados de soldados do fogo. E que há muitas pessoas em Novo Hamburgo que ajudam esse segmento da Brigada Militar a crescer. "Agradeço às crianças e aos pais que acreditaram no projeto Bombeiro Mirim, às comunidades que nos recebem em suas bairros, aos professores que acreditaram no projeto Bombeiro na Escola, aos parceiros, como ACI, Sociedade Ginástica e a Câmara Municipal, entre outros, e aos voluntários." Ele frisou que o bem mais precioso do grupo são as 35 pessoas que nele trabalham. "É uma honra para mim estar à frente de vocês." Major Cleber disse ainda que a situação começou a melhorar para o subgrupamento após as reuniões com os vereadores, realizadas este ano.

05/07/2011

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo no Flickr

Assista à TV Câmara no YouTube

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh