05/07/2010 - Vereadores participam da Francal

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h54
Objetivo é fortalecer o setor coureiro-calçadista

Os vereadores Antonio Lucas (PDT), Sergio Hanich (PMDB) e Volnei Campagnoni (PcdoB), integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Calçadista, participam da 42ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – Francal. O evento ocorre entre os dias 5 e 8 de julho, no Parque Anhembi, em São Paulo. O afastamento dos parlamentares foi solicitado através de requerimento e aprovado em plenário no dia 18 de maio.

O objetivo é acompanhar a participação dos empresários na Casa de Novo Hamburgo e, assim, buscar o fortalecimento do setor. A participação dos vereadores na Couromoda, também em São Paulo, e no 19º Salão Internacional do Couro e do Calçado – SICC, em Gramado-RS, já rendeu melhorias no espaço destinado aos produtores hamburguenses. Por exemplo, a exposição dos produtos em estandes individualizados. Cerca de 30% dos expositores que utilizarão o espaço da Francal são do Vale do Sinos. Criada em 2009, a Frente Calçadista é uma comissão especial da Câmara, cuja proposta é colaborar no incentivo e fortalecimento da indústria coureiro-calçadista, abrindo espaços e conquistando apoios.

A Francal
Mais de mil empresas brasileiras fabricantes de calçados e acessórios apresentam seus lançamentos para a primavera-verão na Francal. Segundo a Abicalçados, a feira representa o setor que é responsável pela geração de 325 mil empregos e uma produção anual de mais de 814 milhões de pares. Deste total, 127 milhões de pares foram destinados à exportação no ano passado, o que gerou divisas da ordem de US$ 1,360 bilhão para o País.

Este ano, a feira acontece num momento extremamente positivo para a indústria calçadista nacional, com a recuperação gradual das exportações, aquecimento do mercado interno e a reativação de postos de trabalho. São esperados cerca de 60 mil visitantes de todos os Estados brasileiros e de países dos cinco continentes.