05/05/2011 - R$ 156 mil para pessoas em situação de rua
Os vereadores aprovaram por unanimidade nesta quinta-feira, 5, o Projeto de Lei nº 22/2011, que abre crédito especial de R$ 156 mil no Orçamento para a criação de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua – Creas POP. A proposta é de autoria do Executivo.
A verba, uma transferência do Ministério do Desenvolvimento, será usada para a implantação do espaço – através da compra de alimentos, material de expediente, limpeza, cama, mesa, banho, pagamento de serviços técnicos e de transporte de pessoas. O objetivo é garantir a dignidade das pessoas que não têm onde morar.
Como será
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento, o Creas POP deverá funcionar em articulação com os serviços de acolhimento e assegurar atendimento e atividades para o desenvolvimento de sociabilidade, fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares e construção de novos projetos de vida. Deverá ter espaços destinados à realização de atividades coletivas, higiene pessoal, alimentação e espaço para guardar pertences pessoais, além de atendimento psicossocial.