Líder comunitária pede socorro para a Vila Getúlio Vargas

por admin última modificação 16/10/2020 19h54
01/09/2005 - Esgoto está dentro das casas

A precária situação da Rua Concórdia, na Vila Getúlio Vargas, foi exposta na Tribuna Popular da sessão desta terça-feira, 1º/09. Maria Delir Soares Wawzinkevizis, presidente da Associação de Moradores da Vila Getúlio Vargas, mostrou as fotos da vila aos vereadores, pedindo a intervenção dos mesmos para solucionar o problema do esgoto que corre a céu aberto e que passa por dentro das casas. Segundo Maria Delir, o Executivo argumentou que não há dinheiro para resolver o problema. O sub-secretário de Canudos informou a Maria Delir que só dispõe de 80 canos para a canalização da Rua Concórdia, quando são necessários 180 canos. A máquina para abrir os buracos só pode ser cedida por meio-turno, o que não é suficiente. Desesperada com a situação das famílias, Maria Delir sugeriu a formação de uma comissão de vereadores e propôs que, ao menos, a família de Leci, com cinco filhos, presente à sessão, seja retirada do local.

VILA KIPLING

Geni de Maia, representando a Associação de Moradores da Vila Kipling, relatou o mesmo problema de esgoto na Rua Costa e Silva, onde os moradores levantam as camas com tijolos para poderem dormir à noite. Disse que é grave o problema no Beco do Pinhão, que a situação não é recente, e que os moradores estão dispostos a ajudar na obra; só não têm dinheiro para comprar os canos.

O vereador Ito Luciano, líder da bancada do PMDB, solicitou que a manifestação das representantes das vilas fosse remetida ao prefeito Jair Foscarini e ao secretário de Obras, para encaminhar uma solução. Propôs, ainda, que a Câmara os convoque para esclarecimentos.

O presidente Cleonir Bassani sugeriu que o caso seja incluído numa ação social e que se atenda às prioridades, efetuando uma obra de emergência que dê vazão às águas.