NH vai promover o Dia do Cliente
Executivo, Sindilojas e Sindicato dos Comerciários estiveram representados na tarde desta quarta-feira, 31, na reunião proposta pelo presidente da Câmara Municipal, Cleonir Bassani, para falar sobre o Dia do Cliente. O Dia do Cliente, comemorado pela primeira vez em Novo Hamburgo no próximo dia 15 de setembro, foi instituído a partir de projeto de lei de Bassani. "A data já é comemorada no Estado, também a partir de Lei, e na capital", explica. Cada um dos participantes na reunião recebeu material explicativo sobre o Dia do Cliente, com os objetivos da comemoração, esclarecimentos sobre a diferença entre consumidor e cliente, informações sobre a data em outros estados e ainda sugestões de mobilizações que podem ser realizadas, no sentido de trazer o cliente para lojas e prestadoras de serviço no dia 15, com atrações especiais.
Bassani lembrou que as datas comerciais não contemplam o mês de setembro. Sugeriu o dia do cliente como uma opção de mobilização para este mês. A afirmação do presidente foi ratificada pela representante do Sindicato dos Comerciários, Cristina Mendes. "Se as empresas faturam com uma campanha, os funcionários também ganham, afinal, esta é uma época complicada", avalia.
Representando o Sindilojas, Ângela Machado levantou a situação difícil pela qual está passando o comércio hamburguense. "É uma soma de fatores, que se agrava também em função da própria crise em nível nacional", revela, destacando que alguns lojistas estão considerando 2005 um ano de faturamento muito ruim. Para Valmor da Silva, diretor de comércio e serviços da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SEMIC), a invasão da informalidade também ajuda. "Se formos atacar tudo que funciona na informalidade, limpamos a cidade e a situação acaba virando um caos. Por isso, devemos usar o bom senso", comenta. "Mas para que se atue na formalidade, com tudo certinho, precisa de uma estrutura muito grande", argumenta Ângela. Ao final do encontro, Bassani colocou o Legislativo à disposição das entidades e lembrou que ainda há tempo de sugerirem emendas para o Plano Plurianual. Participou também da reunião o secretário de Cultura e Turismo de Novo Hamburgo, Frederico Momberger Neto.
SUGESTÕES
Entre as sugestões de comemoração do Dia do Cliente, incorporadas ao material que foi entregue para os presentes, estão: promoções especiais (desconto ou condição diferenciada de pagamento); decoração especial; distribuição de brindes; realização de sorteios; receber os Clientes com guloseimas, salgadinhos, refrigerantes; cupons de desconto; funcionários trabalhando com botons, pins ou camisetas alusivas ao Dia do Cliente; promoções conjuntas com outras empresas; concurso de redação; ações de Marketing Social (promoções do tipo Mc Dia Feliz), ou dê seu produto usado na compra de um novo; promoções especiais para a Força de Vendas; realização de eventos empresariais, artísticos e culturais; promoções com arrecadação de alimentos e agasalhos.