Skatistas pedem pista para a prática do esporte
O skatista Vander Cleison da Silva, o Maninho, esteve na última terça-feira, 30, no Plenário da Câmara Municipal para reivindicar, representando a Associação de Skatistas de Novo Hamburgo (ASNH), o apoio do Legislativo e da iniciativa privada para a construção de uma pista de skate comunitária na cidade. "Através do esporte a gente trabalha a cultura, resgata a auto-estima, desenvolve habilidades, conhece pessoas", explicou.
Na oportunidade, o skatista apresentou um projeto da entidade, que, segundo ele, depende somente da construção da pista para ser colocado em prática. "O projeto Educar Brincando de Sakte propõe aulas do esporte para meninos e meninas carentes, palestras com intuito de educar, trabalhar flexibilidade do corpo através de alongamento, reforço ao espírito de amizade, postura profissional, saúde, entre outras", explica.
CARÊNCIA DE PROJETOS SOCIAIS
Segundo ele, Novo Hamburgo carece de projetos sociais, "o skate é um esporte completo, trabalha o físico e a mente, reúne pessoas de classes sociais diferentes. A pista será um alicerce, o início da mudança na vida de muitos jovens carentes, abrindo portas para outros projetos sociais que virão", justifica.
IMPORTÂNCIA DO SKATE NO MERCADO
Vander ainda salientou que o Skate virou estilo de vida. "É hoje o esporte mais praticado no Brasil, tem uma importância no mercado, uma vez que empresas estão produzindo voltadas a este ramo. Também há atletas que sobrevivem do esporte, que tem também um papel importante na inclusão social dos jovens", explica. Ao pedir ajuda ao Legislativo e iniciativa privada, ele lembra que Novo Hamburgo já foi considerada a capital nacional do skate. "A cidade tem um histórico bom, e também tem espaços abandonados, mal utilizados, que poderiam abrigar a pista, e ela poderia até ser preservada pelos esportistas", completa. O vereador Ralfe Cardoso ratificou o pedido de Vander e solicitou ao Legislativo que apóie a iniciativa da associação.