Brasil reserva o dia 29 de agosto para combater o fumo
O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado através da Lei Federal nº. 7.488, de 1986.
Em Novo Hamburgo, a Lei Municipal 1.194/2004 institui o ano de 2005 como sendo o Ano de Combate ao Tabagismo em NH. A Lei Municipal 1.109/2004 dispõe sobre o combate ao tabagismo, apresentando caminhos e sugestões a serem adotadas no alcance desse objetivo. Ambas as leis são de autoria do ex-vereador Darwin Kremer e podem ser consultadas nesta página, através do link "legislação".
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, um bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o hábito de fumar.
O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Na Europa, o tabaco é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais, prevendo-se que, em 2020, este número atinja a dois milhões. Os dados do INCA - Instituto Nacional de Câncer.