04/11/2010 - Sessão Comunitária na Vila Iguaçu

por mairakiefer — última modificação 16/10/2020 19h54
Moradores aguardam melhorias

Por iniciativa de uma comissão de moradores da Vila Iguaçu, a Câmara realizou mais uma sessão comunitária na noite da última quarta-feira, 3. A reunião ocorreu no Recanto do Tio João, na rua Alcídio Alonso Hinkel, nº 114, esquina com a rua Sevilha. O presidente da Câmara, Jesus Maciel, conduziu a reunião, que contou com a presença do vice-presidente Sergio Hanich e dos vereadores Alex Rönnau, Raul Cassel, Gilberto Koch e Carmen Ries. Embora a presença dos vereadores não seja obrigatória nas sessões comunitárias, seis justificaram a ausência. O líder comunitário Pedrinho de Oliveira, porta-voz do grupo, enfatizou a necessidade de engajamento dos cidadãos na conquista de projetos para o bairro, lembrando que não adianta criticar sem participar. Definiu como positivas as reuniões realizadas pelos moradores, pois através delas várias melhorias têm sido alcançadas.

Pedrinho de Oliveira apontou as reivindicações aguardadas pelos moradores: planejamento habitacional adequado, asfaltamento da rua B no Loteamento Pantera 2, canalização de esgoto, obras de prevenção para alagamentos, cercamento da cancha de futebol do Recanto do Tio João e construção de vestiários, creche comunitária, quebra-molas, iluminação, aumento do número de médicos nas UBS’s e segurança. Pedrinho relatou o aumento dos casos de violência nas escolas. Recentemente um aluno foi esfaqueado. Sugeriu que sejam feitas palestras de orientação à comunidade escolar.

João e Maria Celina, responsáveis pelo Recanto do Tio João, solicitaram quebra-molas na rua Sevilha, cercamento da cancha de esportes e creche comunitária. Paulo Andrade, morador na rua Paulino José Rodrigues, solicitou regularização dos terrenos do loteamento da Sinacoop. Osmar Krutri, da Associação dos Moradores de Canudos, definiu como "crítica" a falta de médicos nas UBS’s e pediu providências.

O vereador Alex Rönnau (PT) destacou que o bairro Canudos está concretizando sonhos antigos, o que o deixa muito feliz. Citou os exemplos do Telecentro Comunitário, disponibilizando computadores e biblioteca; a ampliação do Centro Social Marista, com área em fase de aquisição; a construção de duas capelas mortuárias na Rua Potigüara, prontas até dezembro; a revitalização das margens do Arroio Pampa, na av. Alcântara, com limpeza e plantação de flores; reforma de passarelas; pontes; asfalto em becos; redutores de velocidade; contratação de médicos; quatro creches com mil vagas e substituição de luminárias, entre outras. Carmen Ries e Gilberto Koch, ambos do PT, destacaram a importância da participação popular, colocando seus gabinetes à disposição e explicando aos presentes a forma de encaminhamento das solicitações apresentadas.

O vereador Raul Cassel (PMDB) recomendou que a população tenha mais cuidado com o descarte do lixo e que evite animais soltos nas ruas. Alertou que animais abandonados geram doenças, sugerindo que só tenha bichos quem possa cuidá-los. Também propôs que as pessoas denunciem a venda de fichas nas filas das UBS’s. Salientou a importância do trabalho das associações e das igrejas, lembrando que os avanços obtidos são resultado do trabalho coletivo.

Sergio Hanich (PMDB), vice-presidente da Câmara, definiu o vereador como um despachante da comunidade, colocou seu gabinete à disposição e divulgou o Jornal Câmara Notícias que apresenta o trabalho do Legislativo.

O presidente da Câmara, Jesus Maciel (PTB), propôs que a população se organize e busque seus direitos. "Se tiver projeto, vamos lutar juntos", afirmou. Falou da importância do voto consciente e explicou que "o vereador tem a força de pedir, não de fazer. A reivindicação tem de ter o respaldo da comunidade". Lembrou, ainda, os cuidados que todos devem ter com o lixo, preservando o meio ambiente e evitando poluição e alagamentos.

04/11/2010