04/05/2011 - Carmen pede mais segurança para escolas
Na sessão de terça-feira, 3, os vereadores abordaram diversos assuntos, como segurança. Carmen Ries (PT) contou um incidente que ocorreu na escola onde é diretora. Ela agradeceu a intervenção da Brigada Militar e reforçou o pedido de policiamento na frente das instituições de ensino. Carmen também falou sobre a inauguração das unidades de saúde da família (USF) nos bairros Rondônia e Boa Saúde, que ocorreram no final da semana passada. Ela destacou que a estrutura dos locais é impressionante.
Leonardo Hoff (PP) também falou sobre o problema da segurança na cidade. Ele cumprimentou Jornal ABC Domingo pela matéria sobre pontos onde ocorre consumo de drogas. "Parece que nossa cidade é uma terra sem lei. Nossas autoridades estão dando seu melhor, mas é muita gente mal intencionada. É preciso haver uma energia maior ainda. O nosso papel como vereador é pressionar. A brigada prende, mas os bandidos são soltos. Algo está errado."
Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) lembrou que teve sua camioneta roubada em Porto Alegre há mais de seis meses, e que nada ainda foi resolvido. Sobre a questão da mobilidade, o vereador destacou que o aeromóvel pode ser uma boa alternativa para Novo Hamburgo.
Pedidos de providências
Daniel Schokal (PSDB), suplente que estava no lugar de Gerson Peteffi, afastado esta semana por problemas de saúde, disse estar impressionado com o número de pedidos de providências. "Ano passado, foram mais de 3 mil, isso significa cerca de oito por dia. Em 2011, já são mais de 1,3 mil, ou seja, dez por dia." Ele pediu à bancada governista ajuda para cobrar o Executivo. O líder do governo, Gilberto Koch (PT), concordou que o número é grande, mas salientou que alguns se repetem. "Os cidadãos também podem ligar para a ouvidoria da Secretaria de Obras, no número 3594-9924."
Áreas de risco
Betinho destacou ainda que, na semana passada, em uma reunião com as pessoas afetadas pelas chuvas, o prefeito Taríciso Zimmermann deixou claro que não será permitido construir casas em áreas de risco. "Nós aprovamos o projeto de lei que cria o Bolsa Moradia, mas isso é só um paliativo." Sergio Hanich também abordou esse tema, frisando que o Poder Público precisa fazer sua parte, fiscalizando os locais onde não é permitido construir.
Mercado Público
Matias Martins (PT) destacou a abertura do Mercado Público Municipal em novo endereço. "A nova estrutura é bem mais adequada. Os vereadores estavam preocupados com situação anterior."
Agora os produtos podem ser adquidos na rua Pinheiro Machado, nº 250, no bairro Industrial.
Adef e Apae
Raul Cassel (PMDB) falou sobre suas visitas à Associação dos Deficientes Físicos – Adef e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae. "Pude constatar que o trabalho é feito com extrema dedicação. Os diretores são pessoas abnegadas. Peço que a comunidade reconheça esse trabalho." Ele também comunicou que a Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo foi pré-selecionada para ser uma das sedes de treinamento nas olimpíadas de 2016.
Ônibus e aeroporto
Volnei Campagnoni (PCdoB) lembrou que há 3 anos falecia o ex-prefeito Atalíbio Foscarini. Ele também contou que visitou, com os outros integrantes da Comissão de Educação (Carmen Ries e Luiz Carlos Schenlrte), a Escola Municipal de Educação Infantil Arca de Noé. "Eu havia recebido recebido reclamações sobre a estrutura, e vi que eles receberam 56 novos colchões adequados. Na semana que vem faremos outras visitas-surpresa."
O vereador contou que, em viagem recente a Curitiba, conheceu uma novidade do transporte público daquela cidade: o ônibus bi-articulado que tem seu próprio corredor e um sistema que desobstrui sinaleiras." Ainda no tema de mobilidade, defendeu a cosntrução do Aeroporto 20 de Setembro em Portão. "Ali é um entroncamento de várias vias, a situação é privilegiada. Deverá ser um dos maiores aeroportos do Brasil. E agora depende das forças políticas da nossa região."
Economia solidária
Alex Rönnau (PT) comemorou a escolha de Maria Isabel Lima, gerente de economia solidária na Prefeitura, para representar o Brasil no Fórum Internacional de Economia Social e Solidária (FIESS). O evento será realizado em outubro deste ano na cidade de Montreal, no Canadá. A intenção é fortalecer as iniciativas de cooperação entre a sociedade civil e os poderes públicos.
Além disso, na tarde anterior Alex solicitou um encontro com o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Luís Augusto Lara, levar dois pedidos: um curso pré-vestibular para jovens carentes e a instalação de centros de referência estadual para dependentes químicos, com foco no jovem que usa crack.