Comissão de doação de órgãos aposta em parceria com o Léo Club
Parceria é a palavra que define as próximas atividades da Comissão para doação de órgãos. Na última reunião realizada na Câmara Municipal, dia 10, o presidente do Legislativo Cleonir Bassani, junto com entidades locais, e representantes da Comissão de Saúde do Legislativo decidiu que os trabalhos devem ter início nas próximas duas semanas, quando será marcada uma palestra com profissionais médicos para instruir as equipes que vão atuar no mutirão. "Tivemos hoje a informação do resultado de um trabalho do Léo Club, que é um grupo de jovens do Lions Club 3º Milênio, e que em uma semana cadastrou 500 doadores. Então resolvemos criar um sistema de suporte às atividades que já vem sendo realizadas por eles, auxiliando-os nas suas maiores dificuldades", explicou Bassani.
O maior obstáculo para o sucesso da campanha de doação de órgãos, segundo manifestações dos representantes das entidades presentes, foi a falta de conhecimento da população e a necessidade de esclarecer os integrantes do grupo para que possam sanar as dúvidas de quem quer ser doador. "Antes de iniciar uma campanha de divulgação, é necessário saber o que significa", avaliou a vereadora Anita Lucas de Oliveira. "Além de divulgar tudo que envolve a doação antes de qualquer campanha, é importante conscientizar a população, e isso pode ser feito através das escolas, através da Associação de Pais. Educação e Saúde tem que andar juntas", ressalta Fernando Kieling, do Lions Club Novo Hamburgo Industrial.
Entidades que já estão engajadas na campanha de doação de órgãos: Lions Clube Novo Hamburgo Centro, Pérola do Vale, Courocap, Terceiro Milênio e Industrial, Secretaria Municipal de Saúde, Associação Getúlio Vargas, Clínica do Rim, Associação de Amigos do Jardim Alcântara, Associação de Pacientes Renais, União de Associação Comunitária de Novo Hamburgo, Assembléia Legislativa do RS.