Doação de medula: Comissão de Saúde garante apoio do Executivo

por admin última modificação 16/10/2020 19h54
01/08/2005 - Comissão de Saúde da Câmara se empenha pela doação de medula óssea

Comissão de Saúde garante apoio do Executivo

 

Câmara e Prefeitura vão encaminhar pedido para posto do Hemocentro

 

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores fez reunião nesta segunda-feira com o secretário municipal de Saúde, João Carlos Rath, para o encaminhamento de um pedido conjunto para que o Estado instale em Novo Hamburgo um posto de coleta de sangue para exame de compatibilidade de medula óssea. O objetivo inicial da reunião, segundo a secretária da Comissão, vereadora Lorena Mayer (sem partido), era garantir o apoio do Executivo à campanha de doação de órgãos da Câmara. No entanto, a conversa evoluiu para um pedido conjunto da secretaria de Saúde e o Legislativo para que o Governo do Estado instale um posto do hemocentro em Novo Hamburgo.

Com um posto do Hemocentro na cidade, o processo de doação ficaria mais ágil, pois os interessados em doar não precisariam ir mais a Porto Alegre para as coletas. A reunião contou com a presença do presidente da Comissão de Saúde, vereador Volnei Campagnoni (PMDB) e da relatora da Comissão, vereadora Anita Lucas (PT).

 

COMO É FEITA A DOAÇÃO

O primeiro passo para a doação é a retirada de amostras de sangue. Após a coleta, é feita uma tipagem para verificar se o doador é compatível com o paciente. Em caso positivo, é retirada uma pequena quantidade de líquido da coluna cervical do doador.

Ao contrário do que muita gente pensa, medula óssea não é a medula espinhal e ninguém vai retirar um pedaço da espinha do doador ! A medula óssea é vulgarmente conhecida como tutano.

O transplante é feito com uma transfusão de sangue. Em poucas semanas, o pequeno volume de medula óssea doada se multiplica e reconstitui a medula doente.

Para o doador, o transplante será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.