Câmara é lembrada na entrega de ambulâncias
A Câmara de Novo Hamburgo foi lembrada nesta terça-feira, durante a entrega de quatro ambulâncias do Projeto Salvar, realizado pelo governador Germano Rigotto, em Novo Hamburgo. A assinatura do convênio entre o Município e o Governo do Estado foi realizado no final de fevereiro, durante a gestão do presidente da Câmara, Cleonir Bassani, como prefeito de Novo Hamburgo. Durante a cerimônia, realizada na Praça do Imigrante, o prefeito Jair Foscarini lembrou aos presentes do ato assinado por Bassani. Durante a sessão ordinária na Câmara, os vereadores peemedebistas Volnei Campagnoni e Paulo Kopschina (líder do Governo na Casa), também lembraram da assinatura feita durante o Governo Provisório.
Como resultado de parceria entre a Secretaria da Saúde, o Ministério da Saúde e os municípios, ao todo 45 novos veículos - entre ambulâncias com UTIs e utilitários - vão qualificar o atendimento de saúde no Rio Grande do Sul. O primeiro município contemplado foi Canoas, onde o governador Germano Rigotto e o secretário Osmar Terra entregaram seis veículos na última quarta-feira ((20). "A prova do valor deste programa está no atendimento mais ágil e eficaz, permitindo uma cobertura maior em casos como os acidentes de trânsito ou de trabalho", disse o governador.
Sobrevida
Foram investidos até agora, com recursos próprios do Estado, R$ 20 milhões na qualificação da rede de referência - hospitais da Região Metropolitana e Rede Municipal de Saúde. O Ministério da Saúde participou com R$ 6 milhões. O Projeto Salvar-Samu Metropolitano é mais uma ação do Governo do Estado em favor da saúde, que se soma a programas como o Saúde da Família e o Primeira Infância Melhor. "Estamos articulando ações que possibilitem o pronto-atendimento com esses veículos, permitindo que, em alguns casos, se amplie a sobrevida dos atendidos em mais de 40%", afirmou o secretário Osmar Terra. Já o prefeito de Novo Hamburgo, Jair Foscarini, ressaltou a importância da ação desta manhã. "Basta dizer que a cidade de Novo Hamburgo estará, praticamente, mais do que dobrando o número de ambulâncias em serviço, que eram de apenas três, sem que pudessem, normalmente, estar todas disponíveis de forma conjunta", argumentou.
Desenvolvido nacionalmente pelo governo federal, o Saúde da Família teve o número de equipes gaúchas ampliado de 450 para 932 a partir do incentivo recebido da atual administração estadual, tanto em recursos financeiros como em infra-estrutura. O Estado pretende, até o final da gestão, contar com 1,6 mil equipes. Atualmente, são atendidas 4 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul. A meta é chegar a 6,5 milhões. O Primeira Infância Melhor foi lançado em abril de 2003, para oferecer assistência à criança em seus primeiros anos de vida. Um total de 500 visitadores atende 15 mil famílias em 200 municípios. "São investimentos que representam melhor qualidade de vida aos gaúchos", afirma Rigotto. Paralelamente, o Estado vem investindo também em saneamento básico para proporcionar melhores condições de vida e de saúde à população.
Assistência estratégica
O projeto Salvar-Samu deverá reduzir significativamente a demanda pelos serviços de saúde de Porto Alegre, já que os municípios funcionarão como base de atendimento pré-hospitalar. As bases do programa serão hospitais públicos, universitários e filantrópicos, que ficarão ligados a uma Central de Regulação do Atendimento Pré Hospitalar, instalada em Porto Alegre e que pode ser acessada pelo telefone 192. Além de ambulâncias e equipamentos de última geração, os municípios manterão equipes de profissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e motoristas. Os 45 veículos disponíveis constituirão um sistema de assistência estrategicamente localizada para, em poucos minutos, realizar atendimento eficaz de emergência e de resgate.
Osmar Terra frisou que a Secretaria da Saúde vem-se empenhando para dotar os municípios da Região Metropolitana de capacidade para atender a programas com a finalidade de salvar vidas. Destaca que as ambulâncias entregues dentro do Projeto Salvar-Samu Metropolitano são equipadas com alta tecnologia, UTIs móveis e GPS, equipamento que permitirão a localização dos veículos que estiverem mais próximos de onde houver ocorrências. Todo o sistema será operado por rádio. Os próximos municípios a receber ambulâncias são Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Charqueadas, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Montenegro, Sapiranga, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Taquara, Triunfo e Viamão. (com informações do Palácio Piratini)