Horta Comunitária Joanna de Ângelis comemora 15 anos de atividade

por admin última modificação 16/10/2020 19h54
19/07/2005 - É de 800 o número de crianças e jovens atendidos

Por iniciativa da bancada do PT, composta pelos vereadores Ralfe Cardoso, Gilberto Koch e Anita Lucas de Oliveira, os 15 anos de fundação da Horta Comunitária Joanna de Ângelis recebeu registro especial na sessão desta terça-feira. Fundada em 1990, a Horta Comunitária é mantida pelo Centro Espírita Caminho da Luz. Mantém programas e ações, auxilia na solução de problemas da vida cotidiana, tanto na escola, na família e na inclusão social, bem como na preparação de pessoas da comunidade no ingresso para a universidade e no mercado de trabalho.

O trabalho é organizado através de três núcleos, apoiados desde 2000 pela Petrobrás.

- O Projeto Verde- Vida - Núcleo de Educação Complementar atende cerca de 180 crianças de cinco a 12 anos, oferecendo reforço escolar, oficinas de meio ambiente, esportes, dança, capoeira, teatro e informática.

- O Projeto Reflorir - Núcleo de Ensino Profissional atende cerca de 450 adolescentes e jovens de 13 a 24 anos, oferecendo curso de iniciação à informática, curso de preparação de jovens floricultores e artesãos, além do curso pré-vestibular.

- O Projeto Amor- Perfeito - Núcleo de Apoio

à Família atende mães e famílias das crianças, adolescentes e jovens vinculados aos demais núcleos. Realiza oficinas de artesanato onde são aproveitados os materiais não utilizáveis pela indústria coureiro-calçadista.

O produto da Horta Comunitária é utilizado na alimentação das crianças, adolescentes e jovens que fazem as refeições no local. Conta com 28 funcionários e 176 voluntários.

VEREADORES SE PRONUNCIAM

Anita Lucas de Oliveira disse que a sua grande luta é por um mundo melhor e que nisto o trabalho da Horta é uma esperança para todos. Volnei Campagnoni recordou o início dos trabalhos, há 15 anos, do qual participou. Sugeriu que a experiência seja levada aos demais bairros da cidade e que retorne o sistema de parceria para o abastecimento das praças com flores cultivadas pelos jovens. Renan Schaurich elogiou as atividades sociais e comunitárias desenvolvidas pelo Centro Espírita Caminho da Luz, destacando que as sociedades espíritas do município fazem um "belíssimo trabalho de educação e socialização dos jovens, forjando o novo cidadão de amanhã." O presidente Cleonir Bassani elogiou o trabalho comunitário e a participação das famílias nesse processo, afirmando que este espaço de formação precisa ser levado como modelo para outras cidades e para o país. Solicitou à comunidade que se solidarize com a Horta Comunitária, porque há muitas formas de colaborar.

Jurema Guterres, presidente da entidade, agradeceu e apresentou uma vídeo institucional sobre as atividades ali desenvolvidas, salientando a importância da parceria com a Petrobrás, que tem garantido os investimentos e a reestruturação necessárias.