Aprovado programa de Uso Racional da Água
Os vereadores de Novo Hamburgo aprovaram na última quinta-feira, em segunda votação, o projeto de lei de Ralfe Cardoso (PT) que institui no Município o Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações (PURAE). Pelo texto aprovado, Novo Hamburgo deverá ser uma das primeiras cidades do Brasil a ter fundamento legal para exigir dos construtores a instalação de sistemas de abastecimento de água diferenciados do sistema de água tratada. A idéia do petista é que as novas edificações, com mais de 960 metros quadrados, disponham de sistemas hidráulicos que usem água da chuva.
"Dessa forma, serviços como rega de jardins, lavagem de fachadas e calçadas e até mesmo a descarga dos banheiros poderá ser feita com água da chuva", afirmou Ralfe Cardoso. Com essa medida, aos poucos a água tratada seria destinada apenas para ser bebida ou utilizada na alimentação.
O PURAE vai mais além, pois também incentiva a instituição de medidas que induzam a população, de modo geral, a terem formas racionais do uso da água. Também sugere a pesquisa e a utilização de fontes alternativas para captação de água.
Para elaborar o texto do projeto de lei, Ralfe Cardoso envolveu no debate a Sociedade dos Arquitetos e Engenheiros Civis de Novo Hamburgo (Saec), o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Novo Hamburgo (Sinduscon-NH), o Movimento Roessler de Defesa Ambiental e a Vigilância Sanitária.