Presidente Cleonir Bassani dá exemplo no uso de software livre
O presidente da Câmara Municipal, Cleonir Bassani, dá o exemplo e usa o sistema operacional GNU/Linux em sua estação de trabalho. Engajado na intenção do setor de informática da Câmara de produzir e executar um plano de migração para software livre na Casa, utilizando, principalmente, os produtos e serviços oferecidos pelo Interlegis, o presidente Cleonir Bassani, numa atitude pioneira e exemplar, está utilizando, em sua estação de trabalho, exclusivamente, o sistema operacional GNU/Linux e os aplicativos e soluções oferecidos em software livre.
Consciente dos benefícios da adoção de programas com código-fonte aberto, o presidente Cleonir Bassani aguarda a conclusão do plano de migração pelo setor de informática, para que seja colocado em execução. Outras empresas estão seguindo pelo mesmo caminho, como o Banco do Brasil que já adotou idêntico sistema.
A Câmara de Novo Hamburgo possui oitenta computadores. Oito máquinas, ou seja, dez por cento do total, já operam no sistema GNU/Linux. Uma dessas máquinas está localizada no plenário, para uso da imprensa. O objetivo do plano em elaboração é que a totalidade das estações de trabalho da Casa rodem no sistema GNU/Linux. O setor de informática estima um prazo de doze a dezoito meses para concluir a execução do projeto.