Câmara vai entrar na campanha pela Doação de Órgãos

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
29/06/2005 - Nesta quinta-feira será assinado convênio com a Assembléia Legislativa

A Câmara de Novo Hamburgo assina nesta quinta-feira, durante a Sessão Ordinária, termo de cooperação com a Assembléia Legislativa para estímulo à Campanha de Doação de Órgãos. A campanha está sendo coordenada pelo Legislativo Gaúcho, em conjunto com dezenas de câmaras municipais do interior do Estado. Na tarde desta quinta-feira, o deputado estadual Adilson Troca (PSDB), presidente da Comissão para Doação de Órgãos da Assembléia, estará na Tribuna Popular para falar da importância dos Legislativos incentivarem a prática da doação de órgãos.

Novo Hamburgo conta, desde 1997, com lei municipal de incentivo à doação de órgãos e desde o ano passado o site oficial da Câmara apresenta um link sobre doação, com informações sobre leis e procedimentos.

A campanha de Estímulo à Doação de Órgãos, coordenada pelo deputado estadual Adilson Troca, é uma iniciativa da Assembléia Legislativa com a Central de Transplantes. A Lei Estadual 8.750, de 12 de dezembro de 1988, de autoria do ex-deputado Saanchotene Felice, é o fundamento jurídico que baseia o estímulo à prática de doação de órgãos no Rio Grande do Sul.

No início de junho, a Comissão de Representação Externa da Campanha de Estímulo à Doação de Órgãos estabeleceu o programa de parcerias entre a Assembléia Gaúcha e as câmaras municipais de todo o estado. Pelo programa, os legislativos municipais tornam-se parceiros da Assembléia para estimular campanhas e a cultura de doação de órgãos nos municípios. As Câmaras podem realizar campanhas, além de articular junto aos movimentos sociais, clubes de serviço, associações médicas, hospitais e serviços públicos de saúde para o incentivo à doação.

Além das câmaras municipais de Montenegro, Bom Jesus, Lavras do Sul, Não-Me-Toque, Jaquirana, Coronel Pillar, São Borja, Ijuí, Nova Petrópolis, Rio Pardo e São José do Norte, as associações comerciais de São Borja e Uruguaiana foram as primeiras instituições a assinarem os convênios junto à Assembléia.

O Projeto Mutirão de Doação de Órgãos busca mobilizar a população, através da capacidade instalada e recursos institucionais em todas as cidades gaúchas. Essa mobilização visa aumentar o número de doadores e diminuir as filas de pessoas que aguardam por transplante de órgãos.

Durante a Sessão Ordinária, junto com o deputado Troca, estarão presentes pacientes que receberam órgãos de outras pessoas. Também já confirmaram presença parentes de pessoas falecidas, cujos órgãos foram transplantados para salvar outras vidas.