Colégio Cenecista recebe homenagem no Legislativo

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
23/06/2005 - Vereadores parabenizam o aniversário de 35 anos da escola

Os 35 anos de fundação do Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes foram homenageados pela Câmara de Vereadores nesta quinta-feira. Por iniciativa do vereador Gerson Peteffi (PSDB), a direção, funcionários e alunos da escola receberam a homenagem por parte do expediente do Legislativo. Os vereadores se manifestaram congratulando a escola. O autor da proposta falou em nome das bancadas do PT e do PDT. Renan Shaurich (PTB) parabenizou o Slogan do Cenecista, que diz: "Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes, mais que uma escola, uma família!". Renan ressaltou a importância de invocar a família, o quanto é forte valorizar a relação entre pais e filhos. O vereador Jorge Luz falou em nome da bancada do PMDB e destacou o trabalho de Felipe Tiago Gomes, que ainda na década de 40 liderou o movimento para a criação da Campanhas Nacional de Escolas da Comunidade, (CNEC). Os princípios e as noções de cidadania e civismo que nortearam o trabalho do grupo de Felipe Tiago Gomes continuam vivos no dia -a -dia na escola do bairro Primavera, enfatizou Luz.

 

O presidente da Casa, Cleonir Bassani (PMDB), lembrou o artigo de Stephen Kanitz, publicado na revista Veja desta semana que traz uma reflexão sobre as definições de felicidade. "Felicidade é um processo e não um lugar onde finalmente se faz nada. Fazer nada no paraíso não traz felicidade..." Bassani ressaltou que precisamos ir em busca do que queremos abraçar, disse que a relação entre conhecimento e desafio precisam sempre ser testados. A diretora da escola, Márcia Elisa Klaser, agradeceu a todos os vereadores pela homenagem. Afirmou que atualmente o Colégio oferece ensino de qualidade a um custo acessível. São mais de 520 alunos matriculados. Atende o Ensino Fundamental de 4ª a 8ª série e o Ensino Médio, com Educação Geral e opção em Complementação de Estudos na Área de Informática. A nova proposta político pedagógica da escola, propõe a formação de um cidadão íntegro, solidário, atuante, participativo e comprometido com os valores socias e morais, o que pode ser claramente percebido pelas disciplinas voltadas a área humanista, propostas no currículo escolar. O reconhecimento da comunidade e o crescimento da escola são o resultado da seriedade, dedicação e competência de todos os profissionais envolvidos no processo, que reforça um trabalho de ação integrada, em benefício do aluno e da comunidade.

 

A Campanha Nacional de escolas da Comunidade (CNEC) foi criada no ano de 1943, na cidade de Recife, por um grupo de jovens estudantes, liderados por Felipe Tiago Gomes. Oferecendo ensino de qualidade, com baixo custo, a CNEC espalhou-se rapidamente pelo país e acabou chegando também ao Rio Grande do Sul. No ano 2000 a escola completou 30 anos de existência e atingiu o máximo de seu crescimento. Formou também a sua primeira turma de Ensino Médio - Educação Geral. Durante suas festividades, propôs-se a alteração do nome da Escola, que até então era denominada "Escola Cenecista de Ensino Médio Bairro Primavera", e passou a ser denominada para Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes, em homenagem ao fundador desta rede.