Instituto dos Meninos Cantores comemora 25 anos

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
22/06/2005 - Câmara prestou homenagem parabenizando o grupo

Na última terça-feira a Câmara Municipal homenageou em Sessão Solene o Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo. A proposta de autoria do Vereador Ralfe Cardoso (PT) parabenizou os 25 anos do Instituto. O grupo foi fundado no dia 05 de abril de 1980, em substituição dos Canarinhos do Colégio Pio XII, que fora fundado em meados de 1974. Devido ao crescimento do grupo, acabou desvinculou-se do colégio, assim nascendo o Instituto de Meninos Cantores de Novo Hamburgo. De 1980 até hoje, a Instituição criou os seguintes departamentos: Canarinhos de Novo Hamburgo (Coro de Meninos), Canarinhas de Novo Hamburgo (Coro de Meninas), Orquestra de Câmara, Banda Marcial de Novo Hamburgo, Musical Show Canarinhos (eles e elas) e o Instituto de música Nilson Meirelles Prestes. O coro tem como objetivo difundir o canto sacro, erudito, folclórico e popular brasileiro, através da voz dos Meninos Cantores. Os Canarinhos são filiados a Federação Nacional e Internacional dos Pueri Cantores. Por cinco vezes representou o Estado do Rio Grande do Sul em Congressos Nacionais de Meninos Cantores, sediando o VII Congresso Nacional dos Meninos Cantores do Brasil no ano de 1989, em Novo Hamburgo, em um encontro que reuniu mais de 500 Meninos Cantores. Apresentou-se também no Teatro Brás Cubas em Santos/SP à convite da Secretaria Municipal de Cultura, gravou vários especiais para o Fantástico, participou de três edições do Natal Luz de Gramado, entre vários outros eventos. O diretor e fundador dos Canarinhos é o professor Celso Fortes, o professor Leandro Escher é regente e preparador vocal.

Na sua justificativa pela homenagem, Ralfe Cardoso lembrou que também fez parte do Instituto. O vereador relatou as viagens da adolescência acompanhando o Coral.´´Faz parte da minha história, eu aprendi muito com os Canarinhos´´, disse o vereador. Ralfe chamou atenção para o risco permanente que o Instituto tem de fechar suas portas. ´´Por isso que eu chamo a atenção dos poderes públicos para que valorizem o trabalho feito pelos Meninos Cantores´´, disse o parlamentar.

O vereador Paulo Kopschina (PMDB), que falou em nome dos parlamentares presentes, chamou a atenção para o senso de companheirismo e de fidelidade dos integrantes do Coral durante a sua história. ´´Todos sabiam o que representava a camiseta que ostentavam, tamanho era, e é, o orgulho por participarem do Instituto´´, disse Kopschina.

O diretor e fundador do grupo, Celso Fortes, lembrou que a receptividade ao grupo é muito maior fora de Novo Hamburgo do que na própria comunidade. ´´Somos o único grupo de meninos cantores do Rio Grande do Sul, merecemos essa valorização´´, disse Fortes.