Reunião Pró-Trensurb reúne principais autoridades da região

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
17/06/2005 - Iniciativa da Câmara de Novo Hamburgo pede agilidade na obra

Deputados, prefeitos, vereadores, comunidade e o próprio presidente da Trensurb S/A, Marco Arildo, concordam num ponto: é urgente a extensão da linha do trensurb até Novo Hamburgo. Um público expressivo compareceu à reunião promovida pela Comissão Especial Pró-Trensurb da Câmara Municipal, realizada na última quinta-feira. A reunião foi conduzida pelo vereador Ralfe Cardoso, presidente da Comissão, e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Cleonir Bassani.

AUDITOR EM FÉRIAS

O presidente da Trensurb S/A, Marco Arildo, informou que o auditor do Tribunal de Contas da União está de férias e só retorna em julho, e que o processo sobre a licitação do trem só começará a ser analisado no seu retorno. Renan Schaurich convocou os companheiros à mobilização junto ao TCU, em Brasília, para que os interesses da região não fiquem nas mãos de um auditor em férias.

Marco Arildo afirmou que este projeto não é de um governo ou de um administrador, referindo-se ao ex-ministro Eliseu Padilha, mas sim de toda uma sociedade. Sem o apoio da região não se toca a obra, lembrando o abaixo-assinado com mais de 60 mil assinaturas que atestou a mobilização da comunidade. Disse que tem mantido vários contatos com o presidente do TCU e que a Trensurb S/A está junto nesta briga porque disto depende a sua sobrevivência como empresa. O trem, como avaliou, movimentará a economia e integrará Novo Hamburgo com o coração da região metropolitana, que é Porto Alegre.

QUESTÃO DE CULTURA

O prefeito Jair Foscarini afirmou que o trem não vai resolver os problemas de deslocamento na região, mas vai amenizá-los. Disse que a vantagem é que a obra será rápida e não terá pedágio, e que não estamos aculturados o suficiente para utilizá-lo, pois ainda estamos apegados ao pneu. Classificou o trem como um transporte ecologicamente correto, prático, moderno, seguro e barato, lembrando que se no passado houve manifestações contrárias, hoje a população pensa diferente porque já viu os ganhos obtidos pelos vizinho município de São Leopoldo.

USUÁRIOS POTENCIAIS

O pró-reitor de ensino da Feevale, professor Ramon Fernando da Cunha, revelou que a instituição já conta com 1.200 usuários potenciais, que são alunos radicados em Sapucaia do Sul, Esteio e Porto Alegre. Com a vinda do trem, este número será multiplicado por cinco ou seis, como avaliou, pois a demanda será muito maior. Disse, ainda, que há um convênio com uma empresa que utiliza os trilhos do trem para a instalação de fibra óptica em Novo Hamburgo, o que significará agilidade também no setor das comunicações.

ESTUDANTES

Carlos, presidente da UENH, informou que, anualmente, cerca de cinco mil estudantes deixam de estudar porque não têm recursos para manter os gastos com passagem. Muitos, explicou, não têm nem o direito de escolher o curso universitário em vista dos problemas de deslocamento, e acabam fazendo outro curso na região.

Também manifestaram-se vereadores e representantes da CUT, da UAC e do Grupo Pensando Novo Hamburgo, representado pelo presidente Leonardo Silveira.

Estiveram presentes ao encontro o vice-prefeito Raul Cassel, vários secretários municipais e diretores, o prefeito de Estância Velha, Elevir Desiam; de Campo Bom, Giovane Feltes; o representante do prefeito Ary Vanazzi, de São Leopoldo; vereadores de Araricá e a deputada estadual Floriza dos Santos.