03/05/2011 - EMEF Salgado Filho é homenageada por seus 50 anos

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h53
Requerimento é de autoria de Serjão e Jesus

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho, que completa 50 anos de atividades em 2011, foi homenageada na Câmara nesta terça-feira, 3. O requerimento é de autoria de Sergio Hanich (PMDB) e Jesus Maciel (PTB). A instituição, que fica no bairro Canudos, tem cerca de 1.000 alunos matriculados até a 6ª série. Estudantes lotaram as galerias da Casa para acompanhar a solenidade. Além de falar sobre a escola, os vereadores entregaram à diretora Glicéria Brixner uma placa comemorativa. 

Importância da escola
"Nós propusemos essa homenagem com grande alegria. Abordar temas como educação é muito importante", frisou Jesus. Ele lembrou que a Senador Salgado Filho abriu suas portas pela primeira vez em fevereiro de 1961, e que hoje oferece, além das aulas regulares, programas como o Escola Aberta. "O mundo está diferente, há mais informações circulando rapidamente, além de mais tentações como drogas e bebidas. Por isso mesmo que a escola ainda é fundamental." Jesus lamentou que a profissão de professor não recebe a importância necessária. E ressaltou que a educação é responsabilidade de todos. O petebista falou também em nome do suplente Daniel Schokal, que está no lugar de Gerson Peteffi (PSDB), afastado esta semana para cuidados com a saúde. 

Qualidade de ensino
Serjão contou que estudou na Salgado Filho, nos anos 70. E parabenizou os alunos presentes. "Todos estão tranquilos, quietos, ouvindo. Isso já mostra a qualidade do ensino", disse. "O nosso futuro está nas mãos de vocês." O vereador citou as mudanças recentes na estrutura da escola, como as rampas para cadeirantes. "Fico feliz, fomos lá ontem e encontramos tudo certinho, muito bonito, limpo. E fomos muito bem recebidos." O peemedebista também falou sobre novas melhorias que devem ser feitas em breve, como a ampliação das salas de aula. 

Grandes decisões 
Alex Rönnau, falando pelas bancadas do PT e do PDT, também destacou que foi aluno da instituição. "São momentos que não voltam. Por isso, aproveitem o tempo na escola. É único na vida de vocês", disse às crianças presentes. Segundo ele, a Salgado Filho faz parte do desenvolvimento do bairro. "As salas de aula sempre foram cedidas à comunidade. Foram de lá que saíram grandes decisões, e continuam saindo. Semana passada foi realizada uma reunião sobre a ampliação do trem até Canudos." E terminou com uma frase de São Marcelino Champagnat. "Para educar uma criança é preciso, em primeiro lugar, amá-la. E tenho certeza que todos os professores e funcionários da Salgado Filho amam a todos vocês. Por isso, valorizem o trabalho deles." 

Comunidade bem-vinda 
A diretora da escola, Glicéria Brixner, agradeceu aos professores, funcionários e alunos. E mostrou algumas fotos no telão, para que todos pudessem conhecer melhor a história da Salgado Filho. "Entendemos que é necessário ceder espaços para a comunidade. Todos os que procuram a escola para debater melhorias para a cidade são bem-vindos", frisou. Glicéria celebrou que, por meio do orçamento participativo, será realizada uma importante ampliação. E salientou que o maior desafio, atualmente, é conseguir o comprometimento das famílias.