03/02/2011 - Praça de Canudos será chamada Moysés Mosmann
Por unanimidade, foi aprovado nesta quinta-feira, dia 3, o projeto de lei n° 127/15L/2010, que denomina Praça Moysés Nelson Mosmann uma área verde e institucional no bairro Canudos. A proposta é de autoria do vereador Raul Cassel (PMDB).
O local contemplado com o novo nome localiza-se na esquina da rua Otto Schonardie com a rua Pedro R. de Araújo.
Biografia
Moysés Nelson Mosmann nasceu em Parobé, então distrito de Taquara, em 31 de julho de 1916. Formou-se, com distinção, em 1934, no Colégio São Jacó, no curso de Guarda-Livros (hoje, curso de Contabilidade). Desde 1932, quando iniciaram as aulas, residiu permanentemente em Novo Hamburgo. Foi Presidente da Associação de Contabilistas de Novo Hamburgo. Foi Presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo. Integrou Diretorias da ACI local. Foi fundador, primeiro Presidente e sócio até o final de sua vida do Lions Clube Novo Hamburgo Industrial. Foi Presidente de Divisão e Vice-Governador dessa instituição. Politicamente, pertenceu ao PSD e, quando fundado, integrou o PDC - Partido Democrata Cristão, pelo qual se candidatou a vereador.
Além de integrar a fábrica de sapatos femininos Villanova & Cia. Ltda., integrou o quadro de funcionários da empresa de Construções Mosmann, de seu tio Alberto. Foi contabilista da empresa Irmãos Fleck. Foi o primeiro contabilista da Novo Hamburgo Cia. de Seguros Gerais.
Escreveu e publicou, em dois volumes que somam 800 páginas, a obra "Guia das Principais Serpentes do Mundo", após dezoito anos de muitos estudos que realizou a respeito. Deixou pronto para publicação um livro sobre animais peçonhentos perigosos ao ser humano.
O projeto será apreciado em segundo turno na próxima terça-feira, dia 8.