Italianos são homenageados na Câmara
Os 130 anos de colonização italiana no Rio Grande do Sul foram homenageados pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira. Por iniciativa do presidente do Legislativo, Cleonir Bassani (PSDB), a comunidade de descendentes dos imigrantes italianos recebeu a homenagem por parte do expediente do Legislativo. Além de música típica italiana proporcionada pelo grupo cultural da Societá Italiana Santa Luzia, os descendentes utilizaram a Tribuna para falarem das dificuldades enfrentadas pelos primeiros italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul.
Autor da homenagem, Bassani fez todo um apanhado histórico de todo ambiente que motivou a saída dos italianos de seu país natal em busca da América. "As dificuldades econômicas e sociais, a perda de esperança e perspectiva forçaram milhões de italianos a buscarem novos horizontes", disse o presidente da Câmara.
O Diretor Cultural da Societá Santa Luzia, Pietro Giannó, lembrou que o presidente Bassani fora seu aluno no curso de italiano. Giannó, italiano de nascimento, disse que "uma semente, por melhor que ela seja, não dá frutos sem estar em uma terra boa". O italiano usou essa figura para dizer que a colonização italiana no Rio Grande do Sul deu certo porque os imigrantes foram bem recebidos pela comunidade gaúcha que já estava instalada no Estado.
DIFICULDADES - O representante da Sociedade Italiana Massolin di Fiori, Irno Bassani, relatou as dificuldades que a maioria dos imigrantes enfrentou. "No início, as terras eram dadas de graça, mas, logo depois, o governo começou a cobrar por elas", disse Irno. Em muitas vezes, os imigrantes simplesmente não tinham nenhum dinheiro para pagar pelas terras, lembrou o representante da Massolin di Fiori.
O grande número de pessoas, descendentes de italianos ou simplesmente simpatizantes da cultura italiana, é o principal orgulho de quem está à frente de uma sociedade italiana. A observação foi feita pelo presidente da Societá Italiana Santa Luzia, Luiz Alberto Modesti. "A cada evento, a cada confraternização, é maior o número de pessoas que se oferecem para ajudar", disse Modesti na Tribuna da Câmara.
"Obrigado a todos vocês por ajudarem a formar o nosso país". Assim o vereador Gilberto Koch (PT), o Betinho, abriu seu pronunciamento de homenagem aos 130 anos da colonização italiana no Rio Grande do Sul. O petista destacou ainda a forte presença dos descendentes de italianos na economia gaúcha.
Gérson Peteffi (PSDB) lembrou da sua condição de descendente de italianos e chamou a atenção para o caráter empreendedor dos imigrantes na formação da economia do Rio Grande do Sul. João Marcos (PTB) destacou a importância dos italianos na cultura e na sociedade gaúchas. "Os italianos são um povo que ri, um povo que canta, um povo que trabalha", disse João Marcos. "Que bom que temos os italianos entre nós".