Comissão Especial Pró-Trensurb pede apoio às cidades da região
A comissão presidida pelo petista Ralfe Cardoso esteve no gabinete do prefeito de Estância Velha, Elivir Desian, o Toco (PT), pedindo apoio para a vinda da linha do Trensurb até Novo Hamburgo. Ralfe, juntamente com Renan Schaurich (PTB) entregaram um relatório com informações sobre o andamento da obra de extensão da linha do trem de São Leopoldo a Novo Hamburgo. O Objetivo da Comissão é promover uma articulação regional com prefeituras e câmaras da região em prol da extensão. Toco foi convidado pela comissão a participar de uma audiência pública para discussão com a comunidade sobre o andamento do processo de ampliação, no próximo dia 16 de junho. Técnicos da Trensurb estarão presentes explicando o andamento do projeto.
Dentro da série de visitas para conseguir apoio iniciada nesta quinta-feira, quando a comissão esteve na Assembléia Legislativa, a agenda com o prefeito de Estância Velha foi o primeiro encontro com uma prefeitura da região. Segundo Ralfe Cardoso, todas as prefeituras do Vale serão visitadas. Na tarde desta sexta-feira, o contato é com o grupo Pensando Novo Hamburgo. O prefeito Jair Foscarini (PMDB) vai receber a comissão Pró-Trensurb na segunda-feira.
A obra de extensão da linha do trem até Novo Hamburgo contempla a construção de 9,3 quilômetros de linha suspensa (não interferindo no tráfego rodoviário e pedestre da cidade). Está prevista a construção de quatro estações: uma em São Leopoldo (Rio dos Sinos) e três em Novo Hamburgo (Santo Afonso, Fenac e Novo Shopping), além de uma ponte rodo-ferroviária sobre o Rio dos Sinos. Com a extensão, o volume de atendimento feitos pelo trem deverá subir dos atuais 120 mil para 150 mil passageiros por dia. A Comissão Especial é integrada por Ralfe Cardoso (PT) como presidente, Teo Reichert (PDT) como relator, Renan Schaurich (PTB) como secretário e Gerson Peteffi (PSDB) e Ito Luciano (PMDB) como membros adjuntos.