Artista usa a Tribuna para pedir mais espaço
Mais espaços para a arte em Novo Hamburgo, pois quanto maior for o número de lugares para exposições e apresentações, a cultura hamburguense só tem a ganhar. Com esse pensamento, a diretora da Associação Cultural de Amigos das Artes de Novo Hamburgo (Acaart), Leane Vitório, permeou seu discurso na Tribuna Popular na sessão da última terça-feira. Leane chamou a atenção dos vereadores e da comunidade presente para o fato de que a cidade precisa retomar o seu lugar de destaque na cena cultural do Rio Grande do Sul. "Já estivemos nesse lugar, mas fomos perdendo ao longo do tempo", disse a representante da Acaart. Segundo ela, é preciso que mais locais qualificados para exposições e apresentações artísticas sejam criados na cidade. Leone destacou o projeto do presidente da Câmara, Cleonir Bassani (PSDB), de abrir o plenário do Legislativo para apresentações artístico-culturais.
Durante seu discurso, Leane disse que o poder público hamburguense precisa dar mais atenção à cultura típica da cidade. "Eu não vejo uma bandinha, gente com trajes típicos alemães no Centro aos sábados", lembrou. "É um exemplo de detalhes que podem chamar a atenção dos turistas que hoje vão a Gramado, Canela e Nova Petrópolis.
Para a diretora da Acaart, Novo Hamburgo tem um potencial ainda inexplorado para o turismo, sem ser apenas o turismo de origem comercial. "As pessoas vão à Serra Gaúcha para conhecerem a cultura de lá", destacou. "Elas também poderiam ver a cultura de Novo Hamburgo, desde que ela fosse mais bem mostrada para a comunidade gaúcha e brasileira". Entre os atrativos que Novo Hamburgo oferece para o turista, Leane lembrou o centro histórico de Hambugo Velho, as paisagens de Lomba Grande, as manifestações culturais e a gastronomia como potenciais para serem melhor explorados.