Vereadores participam de reunião sobre metrôs
Conferência em Porto Alegre reuniu 35 países
A Câmara marcou presença na Reunião Latino Americana de Trens e Metrôs - Alamys, na manhã desta segunda-feira em Porto Alegre. O encontro, para debater normas e padrões técnicos para a operação ferroviária, além de novas técnicas de gestão da atividade de metrôs, foi realizado no Hotel Plaza São Rafael. O presidente do Legislativo, Cleonir Bassani (PSDB) e Renan Schaurich (PTB), integrante da Comissão Especial Pró-Trensurb estiveram na abertura oficial do evento. A assessora parlamentar Anelise Olbermann, representou o também integrante da comissão, o tucano Gérson Peteffi.
No encontro, a comitiva hamburguense fez contatos com o ministro das Cidades, Olívio Dutra, e com o diretor-presidente da Trensurb S/A, Marco Arildo Prates. Bassani e Schaurich também trocaram informações com outras autoridades federais e estaduais envolvidas com a vinda do trem até Novo Hamburgo.
A Alamys reúne operadoras de trem e metrô de 35 países da Latino América, além de Portugal e Espanha. Quarenta empresas que prestam serviços para a atividade metro-ferroviária também fazem parte da associação.
No próximo dia nove de junho, a Comissão Especial Pró-Trensurb da Câmara de Novo Hamburgo fará uma audiência pública sobre a vinda do trem até a cidade. Na semana passada, a empresa entregou o relatório atualizado sobre os custos da obra de 9,3 quilômetros para estender a linha do trem de São Leopoldo até a Capital Nacional do Calçado. O presidente da estatal, Marco Arildo Prates, acredita que as obras sejam iniciadas até o início de 2006.