Obra do Trensurb deve começar até o início de 2006
A extensão da linha do trem de São Leopoldo a Novo Hamburgo deverá ser iniciada até o começo de 2006. A expectativa é do diretor-presidente da estatal Trensurb, Marco Arildo Prates, que participou da sessão da Câmara do dia 12/05. Ele informou que o relatório de atualização dos custos da obra já foi entregue à Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Arildo também informou aos vereadores que, segundo a análise técnica dos auditores, uma nova licitação seria hoje mais cara que o processo iniciado em janeiro de 2001. A licitação para a obra da ampliação da linha em 9,3 quilômetros fora embargada pela Justiça para avaliação dos preços oferecidos pelos consórcios.
Segundo Arildo, a próxima batalha é convencer a Justiça Federal que o processo técnico e político para a extensão da linha não tem mais nenhum entrave. "Com a liberação da Justiça Federal, nós poderemos encaminhar a obra com a autorização do Ministério das Cidades", disse o presidente da estatal. Ele acredita que o TCU dê um parecer favorável e a obra possa ser liberada pela equipe econômica do governo federal.
Arildo destacou que a obra é de vital importância para o desenvolvimento de Novo Hamburgo. "Com o trem atendendo a comunidade hamburguense, o trabalhador tem acesso a outros mercados de trabalho na Região Metropolitana a um baixo custo de transporte", disse.
O vereador Ralfe Cardoso (PT), presidente da Comissão Especial Pró-Trensurb da Câmara, lembrou que está sendo marcada uma audiência pública no Legislativo hamburguense para o dia 9 de junho. "Queremos chamar as lideranças políticas não apenas de Novo Hamburgo, mas de toda a região para que haja uma mobilização maior pela vinda do trem", disse o petista.
Ito Luciano (PMDB) lembrou que a obra, quando concluída, vai desafogar o tráfego rodoviário na BR-116, que, segundo ele, já está no limite. Gérson Peteffi (PSDB) agradeceu a vinda de Arildo e do gerente de projetos e obras da empresa, Lino Fantuzi, à Câmara. Théo Reichert (PDT) destacou que os executivos da Trensurb S/A não estavam apenas dando uma explicação para os vereadores. "Através da televisão, vocês estão prestando um esclarecimento a toda comunidade do Vale do Sinos", disse o pedetista.
Betinho Koch (PT) lembrou que além de beneficiar o transporte coletivo, a extensão da linha do trem vai também contribuir para a qualidade do ar. "Transporte ferroviário é sinônimo de menor poluição", disse.
Os petebistas João Marcos e Renan Schaurich destacaram que a tarefa dos vereadores hamburguenses agora é mobilizar, cada vez mais, a comunidade e as lideranças para o trem, de fato, chegue a Novo Hamburgo.