Seis de Maio é Dia da Imprensa Hamburguense
A data é uma referência a seis de maio de 1927, quando circulou pela primeira vez o jornal O 5 de Abril, um mês após a assinatura do Decreto de Ouro. Foi o primeiro órgão de imprensa do então recém-emancipado município de Novo Hamburgo, desmembrado de São Leopoldo um mês antes da estréia entre os leitores. Era editado por Hans Behrend, que legou a seu filho Werner Alcides a tarefa de continuar a publicação do jornal. O 5 de Abril circulou até 16 de fevereiro de 1962. O jornal foi importante para a consolidação de uma cultura de imprensa no município, contribuindo para a formação de uma identidade regional. O jornal, que era editado no bairro de Hamburgo Velho, também serviu como fórum de debates da comunidade hamburguense por muitos anos. Os Behrend ainda contribuem em muito para a imprensa de Novo Hamburgo. O filho de Alcides, Cláudio Behrend, é colunista da Folha de Novo Hamburgo. O neto de Alcides, Martin, trabalhou no Jornal NH e hoje é jornalista free-lancer em Hamburgo, na Alemanha.
O "histórico" que consta no menu desta página reproduz várias passagens onde a contribuição do Jornal Cinco de Abril foi significativa na divulgação das informações sobre a emancipação. O editorial de lançamento afirmava que "a creação de um orgam de publicidade era absolutamente inadiável".
A Lei Municipal de nº 762, de dois de outubro de 2002, é de origem legislativa, assinada pelo ex-vereador Lucindo Amaral.