Comissão Pró-Trensurb já está nomeada
A nova Comissão Especial encarregada de acompanhar a vinda do Trensurb até Novo Hamburgo já foi nomeada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Cleonir Bassani (PSDB) através da Portaria 67/14L/2005. Ralfe Cardoso (PT) como presidente, Teo Reichert (PDT) como relator, Renan Schaurich (PTB) como secretário e Gerson Peteffi (PSDB) e Ito Luciano (PMDB) como membros adjuntos integram a Comissão Especial.
A chamada Comissão Pró-Trensurb vai ser a responsável por receber os diretores da Trensurb S/A na próxima terça-feira, dia 10 de maio. Na ocasião, está prevista a vinda do diretor-presidente da estatal, Marco Arildo Prates, que apresentará um relatório de atualização dos custos previstos em orçamento da extensão da linha do trem até Novo Hamburgo. O recálculo está sendo finalizado por uma empresa de auditoria contratada pela Trensurb e remonta aos custos de janeiro de 2001. A Comissão elaborou convites para entidades e representações da sociedade civil organizada para que acompanhem a explanação dos representantes da Trensurb, no plenário da Câmara. A Comissão Especial também decidiu promover uma articulação regional com prefeituras e câmaras da região em prol da extensão até Novo Hamburgo.
A obra de extensão da linha do trem até Novo Hamburgo contempla a construção de 9,3 quilômetros de linha suspensa (não interferindo no tráfego rodoviário e pedestre da cidade). Está prevista a construção de quatro estações: uma em São Leopoldo (Rio dos Sinos) e três em Novo Hamburgo (Santo Afonso, Fenac e Novo Shopping), além de uma ponte rodo-ferroviária sobre o Rio dos Sinos. Com a extensão, o volume de atendimento feitos pelo trem deverá subir dos atuais 120 mil para 150 mil passageiros por dia.