Rádio União completa 25 anos de atividade
Atendendo iniciativa do presidente Cleonir Bassani, parte do expediente da sessão plenária desta terça-feira foi reservada para homenagear a Rádio União FM 105.3. Fundada em seis de março de 1980, a emissora é dirigida pela Fundação Sinodal de Comunicação e tem sua sede em Novo Hamburgo.
Bassani, em seu pronunciamento, referiu-se aos primórdios da comunicação, onde o homem utilizava-se de gestos, gritos, fogueiras, pombos-correio e mensageiros à cavalo. Historiou o início das primeiras descobertas científicas que culminaram com a concretização do rádio, citando Maxwell, Hertz, Marconi, o portoalegrense Padre Landell de Moura, além de John Fleming, De Forest e Reginald A. Fessendem. Destacou a qualidade da programação, especialmente a musical, o que tem lhe garantido lugar especial nos locais onde o som ambiental é determinante da qualidade no trabalho e no atendimento ao público. A emissora faz parte do dia-a-dia dos ouvintes oferecendo, ainda, informações e mensagens de auto-ajuda. Citou nominalmente conselheiros, diretores e funcionários da instituição e encerrou, desejando que "a magia do rádio permaneça orgulhando, através da nossa União FM, a comunidade hamburguense". (acesse "discursos" e leia pronunciamento na íntegra)
O vereador Ralfe Cardoso (PT) disse que a emissora se transformou numa excelente companhia diária, transcendendo gerações e atingindo público variado nos mais diferentes rincões do Estado. O vereador Gerson Peteffi, que falou em nome do PSDB e do PMDB, falou da importância do trabalho que beneficia a comunidade, explicando que cada cidadão encontra a melhor forma de doar-se e que o estilo adotado pela emissora, com mensagens de cunho espiritual, é um eficiente meio de doação.
O jornalista André Haar agradeceu em nome da Fundação Sinodal de Comunicação, lembrando que a emissora surgiu de um projeto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, como canal de comunicação com os fiéis. Informou que a mesma atinge o Litoral, Serra, Vale do Caí, do Paranhana, Sinos e Zona Sul e que é responsável pela divulgação do município de Novo Hamburgo. Homenageou o gerente Leonardo Klein e o programador de rádio Vitor Alexandre Berlitz, recentemente falecido. O presidente Cleonir Bassani concedeu um minuto de silêncio em homenagem ao funcionário.