Diretoria da Trensurb vai apresentar relatório de custos da ampliação até Novo Hamburgo

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
20/04/2005 -Presidente da estatal deverá estar na Tribuna da Câmara no próximo dia 10 de maio

A diretoria da Trensurb S/A deverá vir a Novo Hamburgo no próximo dia 10 de maio explicar como estão os andamentos para a ampliação da linha do trem de São Leopoldo até o município. Até o final de abril, a empresa já deverá ter em mãos o relatório de atualização dos valores do orçamento geral da obra, recalculados desde janeiro de 2001 até janeiro deste ano.

As duas informações foram passadas na tarde desta quarta-feira (20abr05) pelo presidente da estatal, Marco Arildo Prates, ao presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Cleonir Bassani (PSDB) e ao vereador Ralfe Cardoso (PT). A comitiva foi recebida por Arildo e por integrantes da diretoria técnica da Trensurb S/A.

Arildo mostrou otimismo em relação à retomada da ampliação da linha do trem ainda neste ano. Para isso, é necessário que os trâmites junto ao Tribunal de Contas da União e ao Tribunal Regional Federal sejam solucionados. "Com a apresentação do relatório de atualização dos valores, acredito que os caminhos fiquem mais facilitados", disse Arildo aos vereadores hamburguenses. Depois dos trâmites judiciais, a empresa ainda precisará fazer uma ação política junto à equipe econômica do Governo Federal para liberar cerca de R$ 43 milhões para dar início às obras de ampliação. No total, serão 9,3 quilômetros de linha elevada, a construção de uma ponte sobre o rio dos Sinos e mais quatro estações. Uma delas, a Estação Fenac, em Novo Hamburgo, poderá ser feita em regime de Parceria Público Privada (PP). "Acreditamos na viabilidade econômica de uma estação conjugada com hotel de padrão internacional para movimentar o parque da Fenac", disse Arildo.

O presidente do Legislativo hamburguense quis saber detalhes do andamento do processo, além de colocar a Câmara à disposição da empresa. "Somos parceiros da empresa, pois a Câmara responde pelo desejo da comunidade em dispor do transporte coletivo sobre trilhos", disse Bassani.

Com a autoridade de quem já participou de outras reuniões com a empresa, inclusive indo à Capital Federal, Ralfe Cardoso enfatizou a importância de uma ação política forte junto à União para o início das obras. "Precisamos envolver a bancada federal gaúcha e nossos três senadores no processo para sensibilizar o Governo Federal da importância da obra", disse o vereador petista.

POR QUE O TREM DEMORA TANTO PARA CHEGAR A NH?

A primeira licitação para contratação das obras do Trensurb é de março de 2001. O Sindicado Nacional da Indústria da Construção apontou irregularidades, entrou com recurso e a licitação foi suspensa. Desde então, um longo processo judicial se arrasta. O TCU analisa o caso. Cinco consórcios de empreiteiras foram pré-qualificadas em uma licitação de caráter internacional. Segundo Marco Arildo, caso todos os trâmites jurídicos e junto à equipe econômica forem resolvidos, os cinco grupos - considerados pré-qualificados - deverão apresentar novas propostas num sistema de tomada de preços. O grupo com a melhor proposta realiza a obra.