Morte do Papa João Paulo II tem registro na Câmara

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
08/04/2005 - Dom Osvino Both, Bispo da Diocese, o define como um gigante da fé.

A Câmara Municipal prestou uma homenagem aos 26 anos de pontificado do Papa João Paulo II e a sua excepcional contribuição à construção de uma sociedade justa e solidária. A convite do presidente da Câmara Municipal, Cleonir Bassani, o Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Osvino Both, manifestou-se na Tribuna Popular, durante a sessão da última quinta-feira, traçando um perfil de João Paulo II e enaltecendo suas qualidades pessoais. Dom Osvino definiu-o como um Gigante da Fé, da Esperança e da Caridade. Citou a sua participação nos processos que culminaram na derrubada do muro de Berlim, no fim do regime comunista nos países da Europa e na sua intervenção contra à guerra do Iraque, onde não foi ouvido.

Apontou, uma a uma, as suas principais características:

Papa do Ecumenismo, pois tentou unir as religiões e estimulou o respeito mútuo.

Papa do Diálogo, pois não teve dúvidas em conversar com muçulmanos, judeus, protestantes, pobres, ricos, todos enfim. Sempre exposto à mídia em suas pregações públicas, não recebeu nenhuma crítica que o acusasse de alguma coisa, principalmente de não dizer a verdade.

Papa do Perdão, pois perdoou plenamente seus agressores, deixando-nos a lição de que o perdão é necessário para termos paz.

Papa Peregrino, pois visitou 127 países, levando a palavra de Deus a todos os lugares e unificando a Igreja.

Papa das Canonizações, o que envolve intenso trabalho na coleta de documentos que comprovem as qualidades do candidato. Foram canonizados, em seu período, 653 homens e mulheres.

Papa Mariano, apresentando-se como filho, cultivando a devoção mariana.

Papa da Família, defendendo o respeito à família e a sua preservação na sociedade.

Papa dos Jovens, mobilizando a juventude em todas as partes do mundo com o convite para que conhecessem Jesus se quisessem ser felizes.

Papa das Línguas Estrangeiras, pois fala 53 idiomas.

Papa dos Direitos Humanos, pois defendeu o direito natural da pessoa humana, da vida.

Papa da Justiça Social, que pregou e defendeu em todos os momentos do seu papado, tornando-se uma personagem do século 20.

Ao encerrar, Dom Osvino convidou a população a comparecer à Missa em Ação de Graças nesta sexta-feira, 08/04, às 18h30min, na Catedral.