Câmara presta homenagem aos 75 anos do Hospital Regina

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
29/03/2005 - Madre Regina foi beatificada em 13 de junho de 1999

Nesta terça-feira, 29/03, às 19h, no plenário da Câmara Municipal, será realizada Sessão Solene de autoria do vereador Paulo Kopschina, para homenagear os 75 anos de fundação do Hospital Regina.

O INÍCIO, EM 1930.

A instituição foi inaugurada em 24 de fevereiro de 1930 pelas irmãs da Congregação Santa Catarina. O primeiro nome recebido foi Sanatório Regina. O hospital teve como engenheiro Julio Rieth e como idealizadora do projeto a Irmã Nessa época os pacientes eram atendidos por três Irmãs da província de São Paulo: Irmã Maria Justa Walker, Irmã Prisca Motzki e Irmã Maria Estefânia Schneider. Junto com elas atuavam os médicos Adolf Kouffer e Walter Von Ottingen e, no ano seguinte, o médico Wolfram Metzler. No primeiro ano de funcionamento o hospital contava com 12 quartos privativos. Foram atendidos 158 pacientes em regime de internação.

AVENIDA MAURÍCIO CARDOSO

Em 1937 esteve internado no hospital o secretário do governador do Estado, Maurício Cardoso, que ao substituí-lo após o falecimento do governador, ordenou a construção da rua em frente ao Hospital, em agradecimento ao atendimento prestado. Hoje a Avenida Maurício Cardoso é uma das mais belas ruas da cidade.

O HOSPITAL NA ATUALIDADE

Possui 159 leitos que geraram, em 2004, 7.489 internações, 37.918 pacientes atendidos por dia, 4.219 cirurgias, 281.968 quilos de roupa lavada, 336.489 refeições servidas e 203 exames de pequenos procedimentos. Desde a fundação, de acordo com dados da administração, foram internados 401.385 pacientes.

Um dos principais cuidados da instituição é com a infecção adquirida dentro do hospital. Em razão disso, em 1984 foi instalado oficialmente a primeira Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). A Comissão se reúne periodicamente para discutir estratégias de prevenção, contando com uma enfermeira e um médico infectologista no Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), aprimorando o adequado controle do uso de antibióticos, além de fornecer consultoria especializada em doenças infecciosas.

O Hospital Regina oferece um ambiente alegre para as crianças, com um kit infantil para colorir e descontrair o quarto, além de uma decoração especial . As Irmãs acreditam que a fé é fundamental para a cura dos enfermos. Diariamente acontecem missas nas três capelas do Hospital Regina, que estão abertas à comunidade. A direção é composta pela Irmã Maria Generosa Wittmann, Diretora Administrativa desde o ano 2000, e Antônio Lopes, Diretor Médico desde 2003.

MADRE REGINA

Madre Regina Protmann nasceu em 1552, em Braunsberg - Prússia Oriental, que hoje é a Polônia. Era conhecida pelo seu carisma especial e enorme amor a Deus, dedicando-se aos enfermos através de visitas às casas. Sua atitude era admirada na época, período em que as irmãs religiosas viviam enclausuradas, pois ficar totalmente sem contato com o mundo faziam muitas beatas perderam a ternura e a sociabilidade. Foi a fundadora da Congregação das Irmãs de Santa Catarina. Aos 19 anos iniciou o trabalho de assistência aos necessitados. Preparava remédios, chás, alimentos e levava até às pessoas. Sua casa estava sempre de portas abertas para as crianças e jovens, para educá-las na fé e virtudes cristã, sob proteção de Santa Catarina. Em 18 de janeiro de 1613 Madre Regina falece, mas deixa vestígios de seus ensinamentos em países como Polônia, Alemanha, Lituânia, Brasil, Itália, África, Rússia e Bielorússia, através de missionários. Madre Regina Protmann foi beatificada em 13 de junho de 1999.