Diocese de NH comemora jubileu de prata com o lema -caminhando juntos-
A Câmara Municipal realizou uma solenidade especial para homenagear os 25 anos de criação da Diocese de Novo Hamburgo, atendendo requerimento da bancada do PMDB, integrada pelos vereadores Paulo Kopschina, Volnei Campagnoni e Ito Luciano. Kopschina apresentou detalhado histórico da Diocese, que foi criada em dois de fevereiro de 1980 pela Bula -Cum sacer praesul ecclesia- do Papa João Paulo II, tendo sido instalada em 30 de março de 1980, com a presença do Núncio Apostólico D. Carmine Roco. Destacou o valioso trabalho da Igreja em benefício da comunidade hamburguense e agradeceu a participação de seus representantes no desenvolvimento e no progresso da cidade.
Gilberto Koch (PT) destacou o trabalho da Diocese e o estabelecimento dos laços de solidariedade, tão necessários à união do povo. Declarou-se evangélico de confissão luterana e disse que tem sido testemunha da contribuição da Igreja Católica, cujo trabalho traz força e pujança à comunidade.
Gerson Peteffi (PSDB) enfatizou a profundidade do lema -Caminhando Juntos- , adotado nas comemorações do jubileu, e afirmou que quem se dispõe a caminhar junto com o outro é porque está disposto a vivenciar todas as situações do cotidiano, sejam elas felizes ou não. Falou da importância da espiritualidade na vida das pessoas e recordou o papel dos pais e dos primeiros professores na sua formação pessoal.
O Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Osvino Both, agradeceu a homenagem e explicou aos presentes o significado e a amplitude do trabalho de uma diocese. -A Igreja de Jesus se organiza pelo mundo afora em dioceses e sem a presença de Deus a Igreja seria uma propaganda barata. A Igreja é o sinal da presença de Deus no meio do seu povo-. Detalhou o trabalho que é feito na catequese, junto aos jovens, nas escolas, nos hospitais, afirmando que a diocese representa a Igreja do Cristo, situada num determinado lugar.
O prefeito em exercício, Cleonir Bassani, agradeceu a colaboração da Diocese à cidade, lembrando que o desenvolvimento e o progresso de um município não se faz só pelo aspecto material, mas também pelo crescimento espiritual. Destacou o trabalho da Diocese, através das suas inúmeras atividades, e a importância da solidariedade. -Vivenciando a espiritualidade, o mundo é outro. À medida que os seres humanos vivenciarem o amor, o mundo será melhor-, afirmou. Disse, ainda, que a Igreja Católica não apenas trabalha a espiritualidade, mas vai também ao encontro daqueles que mais precisam, citando o exemplo da Pastoral da Saúde e da utilização da multimistura como alimento básico para as populações de baixa-renda.
A solenidade foi presidida pelo vereador Ralfe Cardoso e contou com a presença dos padres Américo Cemim, Inácio José Schuster, de religiosas e da primeira dama Leila Bassani.