Jornal NH comemora 45 anos
A Câmara Municipal homenageou o Jornal NH pela passagem dos seus 45 anos de existência, dedicando parte do expediente da sessão de 17/03 para registrar a data. Renan Schaurich manifestou-se em nome da Mesa Diretora, autora do requerimento, e destacou a capacidade do Jornal NH em envolver a comunidade em acontecimentos marcantes, exemplificando com as campanhas desenvolvidas como as do Trensurb, do anel rodoviário que desafogará a BR-116, da municipalização da água e da alfabetização, entre outras. -Não é possível deixar de reconhecer a força de um jornal que desempenha um trabalho sério, transparente, de alta credibilidade, que é um orgulho para a cidade, o Estado e o país-, concluiu.
Em nome da bancada do PMDB, Paulo Kopschina lembrou que nos anos 2000/01 a Rede Globo lançou o desafio de informatizar a educação no país e que, 18 anos antes, Paulo Sérgio Gusmão tinha lançado o mesmo projeto, de onde nasceu a informatização das escolas municipais. Da tribuna, leu a coluna publicada na edição de 17/03/05, página 16, de Julio Weissheimer, intitulada -Jornal NH sempre-.
Ralfe Cardoso (PT) falou da importância do NH em sua vida. Relatou que ao mudar-se para Novo Hamburgo foi estudar na Escola Antonio Vieira e que, na convivência com seus colegas, logo descobriu que o NH pautava todas as conversas e que para se ter assunto e acompanhar as novidades era preciso lê-lo. Também referiu-se às campanhas públicas que o jornal desenvolve, citando as do ICMS e Trensurb. Elogiando essa contribuição social, afirmou que a abrangência do Município, como pólo regional, se deve ao impacto do Jornal NH.
Teo Reichert (PDT) observou que o Jornal demonstra uma grande preocupação com o desenvolvimento, com o progresso, com a formação das pessoas e com a cobertura dos fatos diários. Falando da importância que representa no dia-a-dia da comunidade, comentou a expectativa que aqueles que se transferem para a praia, no verão, ficam em continuar recebendo seus exemplares diários.
Gerson Peteffi (PSDB) parabenizou todos os colaboradores do Grupo Sinos e elogiou a publicação dos cadernos especiais. Relatou que ao voltar das férias, no início deste ano, fez questão de ler quase 20 exemplares antigos para manter-se atualizado.
Miguel Schmitz, um dos diretores do Grupo Editorial Sinos, agradeceu a homenagem, afirmando que o Jornal NH sente-se envaidecido e engrandecido pela homenagem. Disse que não é possível falar do Jornal sem citar o seu fundador Paulo Sérgio Gusmão, precocemente falecido. Recordou os primórdios que antecederam a criação do Jornal NH, três anos antes da sua fundação, em São Leopoldo, o que ocorreu em 19 de março de 1960. Destacou a responsabilidade do Grupo em promover ações sociais, em assumí-las e o dever de noticiar fatos desagradáveis, por vezes constrangedores, mas necessários ao cumprimento com o dever de informar. -Gostaríamos que o jornal trouxesse apenas notícias boas no café da manhã de cada um-. Definiu o município de Novo Hamburgo como uma comunidade operosa, progressista, afirmando que o Jornal NH é o elo de ligação nesse processo de desenvolvimento comunitário. Estiverem presentes à homenagem os diretores Carlos Eduardo Gusmão, João Frederico Gusmão, Sérgio Gusmão, Luis Cláudio Lucchese e Alceu Mário Feijó, além do editor-chefe Sérgio Pereira, do colunista Jeison Rodrigues, do agente do Jornal em Estância Velha, Marcos Antônio Kröff , entre outras autoridades.