Católicos festejam 25 anos de trabalho doutrinário na região
A solenidade é aberta ao público e se realizará no plenário da Câmara, no dia 22/03, iniciando às 19h. A Diocese de Novo Hamburgo foi criada em 02 de fevereiro de 1980 pela Bula -Cum sacer praesul ecclesia- do Papa João Paulo II, desmembrando-se da Arquidiocese de Porto Alegre. Sua instalação se deu em 30 de março de 1980, com a presença do Núncio Apostólico D. Carmine Roco, e tomada de posse do primeiro Bispo D. Aloysio Sinésio Bohn.
A Diocese está situada em Novo Hamburgo, na região leste do Estado, e faz limite com a Arquidiocese de Porto Alegre e com as Dioceses de Caxias do Sul e de Osório. Abrange uma superfície territorial de 3.598 quilômetros quadrados e conta com aproximadamente 1 milhão e 100 mil habitantes. É composta por 43 paróquias, 510 capelas e está presente em 23 municípios: Araricá, Campo Bom, Canela, Dois Irmãos, Estância Velha, Gramado, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Parobé, Picada Café, Presidente Lucena, Riozinho, Rolante, Santa Maria do Herval, São Leopoldo, Sapiranga, Taquara e Três Coroas.
Após um longo processo de consulta às comunidades e do consenso entre a Comissão Central do Jubileu, representada pelo Coordenador de Pastoral, padre Vitor Hugo Gerhard, juntamente com o Conselho de Presbíteros, foi criado um roteiro de atividades a serem realizadas ao longo do Ano Jubilar da Diocese.
A centralidade de Jesus Cristo, a comunhão diocesana e a urgência da evangelização foram os três eixos que orientaram a montagem do programa. As festividades incluem a realização de missas solenes e apresentações de bandas católicas, transmitindo uma mensagem de paz e propiciando o entretenimento dos fiéis. -Caminhando juntos- é o lema que a Comissão Central do Jubileu irá desenvolver ao longo do ano. A intenção é motivar a população para uma vida de comunhão com Deus.