Tribuna Popular para representantes da criança e do adolescente
Representantes dos conselhos e entidades que trabalham com a criança e o adolescente utilizaram a Tribuna Popular da Câmara Municipal, na sessão desta terça-feira, para expor as suas dificuldades e reivindicações. O convite partiu do vereador Ito Luciano (PMDB). O alvo da discussão é o projeto de lei 24/05, do Executivo, que consolida a legislação municipal sobre a criança e o adolescente, e que tramita na Câmara.
Lourdes Bloss, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA expôs o trabalho que vem sendo realizado e informou que a proposta do atual projeto é o resultado de um intenso debate entre as partes interessadas, pedindo que as sugestões apresentadas sejam mantidas.
A conselheira tutelar Denise Martins reforçou o pedido de Lourdes Bloss, afirmando que as propostas aprovadas em audiência pública não constam do texto do projeto, o que, como relatou, foi uma surpresa. Apontou itens dos quais discorda, como a exigência de terceiro grau para os candidatos ao conselho tutelar, quando nem para a disputa do cargo de presidente da República isto é exigido. Protestou contra a indicação do mês de julho para as eleições, pois daqui há três anos haverá coincidência com as eleições municipais. Apontou problemas no dia-a-dia dos conselheiros, como a falta de computadores em rede, falta de prédio adequado e de vaga nos abrigos.
Anete Regina da Cunha, representando a Rede.Com, disse que o objetivo da entidade é somar esforços e trabalhar em conjunto, buscando a qualificação e a capacitação dos que atuam no meio.
O Pastor Carlos Bock, da Associação Beneficente Evangélica Floresta Imperial - ABEFI citou o profeta Jeremias num trecho sobre a infância abandonada e conclamou a todos a se unirem em torno de um projeto maior, onde os vereadores exerçam o seu papel para mudar a realidade de Novo Hamburgo.