Sociedade Gaúcha de Lomba Grande comemora 67 anos
Parte do Expediente dessa quinta-feira foi utilizado para homenagear os 67 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande. O vereador Paulo Kopschina (PMDB), autor do requerimento, destacou a dedicação da atual administração em conservar as tradições gaúchas. O resultado desse trabalho, como salientou, é o reconhecimento público da instituição. Referindo-se às atividades sociais, citou os jantares das sextas-feiras, o rodeio e todos os eventos por ela realizados. Na área cultural, falou da biblioteca, da instalação de computadores e da criação de projetos sociais em escolas, onde os alunos são selecionados para participarem das jornadas mirins. Kopschina, que manifestou-se também em nome do PTB, disse que a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande representa, de forma ímpar, o povo gaúcho e que, por isso, merece os louvores da cidade. -Que a chama crioula se mantenha acesa e sempre vibrante-, concluiu.
Gerson Peteffi (PSDB) parabenizou Kopschina pela iniciativa, relatando a expansão dos CTGs no mundo, presentes nos EUA, na Austrália, em vários países da Europa e do papel que representam na difusão da cultura nativista. Falou do ambiente de fraternidade e respeito que predomina nos CTGs e da sua admiração pelo trabalho que desenvolvem.
A Segunda Prenda Mirim, Caroline Gabrielle Maia, declamou o poema -Vestido Novo-, de autoria de Arabi Rodrigues. Valter Griggio, Primeiro Sota-Patrão declamou o poema -Gritos de Bravo- , colocando a Sociedade à disposição dos vereadores. Juarez Borges Fernandes, presidente do Conselho de Vaqueanos, reforçou os agradecimentos e concluiu, afirmando que é um orgulho receber uma homenagem da Câmara.