Sindicato dos Sapateiros recebe homenagem
Nesta terça-feira, a pedido do vereador Gilberto Koch, a Câmara usou Parte do Expediente para homenagear o trabalho desenvolvido há 72 anos pelo sindicato, em prol dos trabalhadores na área do calçado. Disse que o sindicato resgatou o respeito das entidades patronais, no dia a dia das negociações. Recordou os tempos heróicos, citando a ata sobre a organização do baile da Rainha dos Industriários, em 1957, que proibia os negros de dançar no baile. Hoje o presidente do sindicato é um negro o que, como enfatizou, isto é um orgulho para todos,
O vereador João Marcos (PMDB) lembrou dos bons anos do sindicato na década de 60 e as melhores condições estruturais de que dispunha, como atendimento médico em todas as especialidades. Ele lamentou que o atual sindicato não apresente mais esses benefícios aos seus associados.
Volnei Campagnoni (PMDB) e Gerson Peteffi (PSDB) defenderam o trabalho realizado pelo sindicato. Peteffi prestava atendimento médico pelo sindicato e lembra de várias vezes que socorreu pacientes depois do horário.
Ralfe Cardoso (PT) afirmou que a responsabilidade com a saúde dos trabalhadores é dos postos municipais e que o papel de uma entidade sindical vai muito além da prestação de serviços.
O atual presidente do sindicato, Jair Xavier dos Santos, agradeceu a homenagem e apresentou um relato sobre a contribuição do sindicato, desde 1933.